quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Agrotec 2009: feira triplica número de expositores


Com o objetivo de viabilizar o repasse de tecnologia disponível aos produtores, ampliar o mercado de produtos e serviços com qualidade, agregar valor e efetivar parcerias comerciais, a CATI Regional Campinas realizou, entre os dias 25 e 27 de setembro, a Agrotec Fruticultura 2009 – Feira de Projetos e Produtos.

O evento aconteceu em Jundiaí e reuniu cerca de mil pessoas nos três dias. Durante a abertura estiveram presentes o secretário adjunto de agricultura, Antônio Julio de Junqueira Queiroz, coordenadores e representantes da CATI, Apta e IAC, prefeitos e secretários municipais, além de produtores e expositores.

Na oportunidade, o secretário adjunto comunicou aos presentes sobre um decreto que está em fase de assinatura e que, dentro de no máximo 60 dias, os produtores vão poder utilizar o crédito do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap) para financiar tratores menores, mais adequados à fruticultura.

Para o prefeito de Jundiaí, Miguel Hadad, a Agrotec visa criar e estimular as condições tecnológicas ideais, que permitam ao agricultor ter renda e se manter na terra. “É com grande satisfação que sediamos esse evento. A feira reconhece o trabalho do agricultor e a necessidade de agregar valor a seus produtos”.

A feira contou com batepapos sobre diversos assuntos de interesse dos produtores, como “Novas Tecnologias para o Circuito das Frutas”, “Atualidades sobre o Controle Biológico Aplicado de Pragas na Fruticultura”, “Agregação de Valor à Cadeia de Frutas”, “O Turismo Rural como Oportunidade de Negócios”, entre outros.

Paulo Namur Claro, diretor da CATI Regional Campinas e organizador do evento, conta que o evento vem crescendo muito na região. “Na última edição da Agrotec, em 2008, tínhamos cerca de dez expositores. Esse ano foram 30 e a tendência é aumentar. Os expositores têm um retorno muito bom aqui”, finaliza.

A organização do evento já está definindo o cronograma das ações municipais de 2010.


Nenhum comentário: