quarta-feira, 21 de setembro de 2011

CATI realiza atividades em comemoração à 10ª Semana de Agricultura Orgânica

Estimular o consumo de produtos orgânicos e difundir técnicas desse sistema de produção é o propósito da 10ª Semana de Agricultura Orgânica de Campinas, que acontece entre 28 e 30 de setembro. O evento é destinado aos produtores e consumidores da região, que poderão participar gratuitamente de palestras, oficinas e minicursos, na sede da CATI, além de visitar as feiras agroecológicas que acontecerão em diversos pontos de Campinas.

Leia mais...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sistema mülching: uma experiência bem sucedida



Há cerca de dois anos, os micro horticultores da Rua do Meio, no município de Canas, localizado no Vale do Paraíba, adotaram um novo sistema de produção. É o mülching que proporcionou redução nos custos de produção, além de verduras e legumes de melhor qualidade.

O engenheiro agrônomo Vinícius Sampaio do Nascimento, da CATI Regional de Guaratinguetá explica que existiam muitos problemas com as hortas, já que as características locais são adequadas à produção de arroz de várzea. A região é bastante quente e chuvosa e os alagamentos inviabilizavam o preparo de solo. Ele destaca que os técnicos passaram a adaptar o sistema, que proporcionou constância à produção, ao mesmo tempo aumentou a área produtiva, possibilitando maior valor agregado devido a qualidade obtida na produção.

Leia mais...

Equipe do Banco Mundial visita CATI em missão técnica



De 11 a 18 de agosto representantes do Banco Mundial se reúnem com as equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Secretaria do Meio Ambiente com o objetivo de promover uma avaliação técnica das ações desenvolvidas desde o início de 2011.

“Nesse encontro pretendemos avaliar o progresso do projeto, os avanços, as dificuldades e as melhorias nos prazos de implementação do Microbacias II”. Até o momento avaliamos que houve um bom progresso no trabalho de disseminação das informações e de capacitação da equipe. Há ainda alguns ajustes a serem feitos, mas de forma geral a avaliação é positiva”, afirma Marianne Grosclaude, do Banco Mundial.


Leia mais...