quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Equipe do Banco Mundial visita CATI em missão técnica



De 11 a 18 de agosto representantes do Banco Mundial se reúnem com as equipes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) e da Secretaria do Meio Ambiente com o objetivo de promover uma avaliação técnica das ações desenvolvidas desde o início de 2011.

“Nesse encontro pretendemos avaliar o progresso do projeto, os avanços, as dificuldades e as melhorias nos prazos de implementação do Microbacias II”. Até o momento avaliamos que houve um bom progresso no trabalho de disseminação das informações e de capacitação da equipe. Há ainda alguns ajustes a serem feitos, mas de forma geral a avaliação é positiva”, afirma Marianne Grosclaude, do Banco Mundial.

Alguns dos temas a serem abordados durante os sete dias em que estarão reunidos são as licitações, os orçamentos, os resultados, as metas, entre outros. Para que a avaliação seja realizada, um grupo de cerca de 15 pessoas da Unidade de Gerenciamento do Projeto (UGP) do Microbacias II apresenta os trabalhos executados e o planejamento das próximas atividades.

Duas ações que estão sendo implementadas no estado de São Paulo pela Secretaria do Meio Ambiente terão destaque na reunião. Uma é o Programa Produtor de Água, que prevê o pagamento por serviços ambientais aos produtores rurais e outra é uma atividade que busca apresentar aos agricultores alternativas de atividades que lhe ofereçam renda, que contribuam para a conservação da biodiversidade e que possam ser executadas nas áreas com restrição ambiental, restrição essa imposta pela legislação ou pela condição do ambiente. “Iremos apoiar iniciativas de associações de produtores e de organizações não governamentais que tenham caráter de inovação, que mostrem o que é possível fazer nessas áreas. Temos que trabalhar a produção com conservação. Não é agricultura versus meio ambiente é agricultura mais meio ambiente” , avalia Helena Carrascosa, coordenadora de Biodiversidade e Recursos Naturais, da Secretaria do Meio Ambiente.

De acordo com João Brunelli Júnior, gerente técnico do Microbacias II, o Projeto foi efetivamente colocado a campo no início de agosto, quando foi aberta a primeira Chamada Pública para que as associações e cooperativas apresentassem manifestação de interesse e o balanço das atividades é positivo. “O projeto é novo para todos. É um desafio para os agricultores, para o corpo técnico da CATI, que não estava acostumado a trabalhar com questões de mercado e acreditamos estar no caminho porque os resultados estão sendo atingidos e estamos conseguindo administrar as ações dentro das expectativas. Um exemplo é que conseguimos apresentar uma chamada pública no primeiro ano no projeto”.

Na próxima quarta-feira (17) os representantes do Banco Mundial e da CATI se encontrarão, na Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com Mônika Bergamaschi, secretária de Agricultura de São Paulo e com Bruno Covas, secretário do Meio Ambiente, com a finalidade de apresentar para os secretários os resultados da missão do Microbacias II.


Chamada Pública
De 2 a 19 de agosto as Associações e Cooperativas de Produtores Rurais podem apresentar Manifestação de Interesse para participar do Microbacias II. Saiba mais no link http://www.cati.sp.gov.br/microbacias2/chamadapublica.php?ID=1


Microbacias II
O Microbacias II tem como objetivo promover o desenvolvimento rural sustentável e a competitividade agrícola no Estado, aumentando as oportunidades de emprego e renda para pequenos agricultores e suas famílias, além das populações rurais tradicionais. A meta é apoiar os negócios dos agricultores organizados em associações ou cooperativas e conectá-los com o mercado consumidor. O Projeto é uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Mundial e envolve U$ 130 milhões.

Mais informações: http://www.cati.sp.gov.br/microbacias2

Nenhum comentário: