A região do Sudoeste Paulista, composta por 60 municípios, é de suma importância para o agronegócio paulista, já que representa em área plantada 81% do trigo, 64% do feijão, 60% do tomate envarado e 34% do milho. É considerada a maior produtora de feijão do Estado de São Paulo, além de ter grande representatividade no cultivo de pinus e eucalipto.
É uma região bastante diversificada e composta, em sua maioria, por pequenos e médios agricultores. Atualizar esses produtores e proporcionar a evolução da agricultura na região, é o objetivo da AGROVIA 2010 – Encontro Técnico e de Agronegócio, que acontece no período de 07 a 10 de abril, na Fazenda São Paulo, entre Itapeva e Taquarivai.
A AGROVIA já aconteceu em 2009 e contou com a participação de seis mil visitantes, cerca de 100 expositores e movimentou um volume de negócios de R$ 40 milhões. O diferencial é que em 2010 a feira passa a contar com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. No dia do lançamento estiveram presentes os coordenadores da APTA e da CATI.
Para José Luiz Fontes, coordenador da CATI, a região sudoeste do estado de São Paulo é uma região importante para o agronegócio e tem grande potencial para se desenvolver ainda mais. “Essa feira vai trazer benefícios a todas as cadeias produtivas e aos os segmentos ligados ao setor. Para a CATI, será mais uma oportunidade em demonstrar seus produtos e serviços”.
Sandro Sala, prefeito municipal de Ribeirão Branco, tem uma grande expectativa em relação ao evento e às novas tecnologias para pequenos os pequenos agricultores, que é o caso da sua cidade.
A feira já acontece há uns sete anos, mas era um evento de pequenas proporções. É o que explica Grace Caribé, organizadora da Agrovia, “era mais um dia de campo. A partir de 2009 tomou o aspecto de Feira de Tecnologia. A idéia agora é ampliar, não só na estrutura física, mas também na participação e geração de negócios”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário