quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Torrinha realiza segunda edição de encontro café com leite



Capacitar os agricultores através de palestras técnicas relacionadas à produção de café e pecuária leiteira foi o objetivo do 2º Encontro Café com Leite, que aconteceu no município de Torrinha dos dias 23 e 24 de outubro. Durante o encontro os agricultores da região contaram com a participação de 44 expositores, que demonstraram máquinas, equipamentos e implementos voltados ao setor agropecuário. Além disso, a renda obtida com a praça de alimentação disponível no local será revertida às entidades da cidade. Os visitantes puderam contar também com uma unidade móvel de prevenção do câncer. O evento foi uma realização do Sindicato Rural de Torrinha e da CATI Regional de Jaú, através da Casa da Agricultura de Torrinha.

José Luiz Fontes, coordenador da CATI, presente na solenidade de abertura e no ato representando o Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, destacou que eventos como esse são de grande importância para o desenvolvimento do agronegócio paulista, pois proporciona a capacitação dos agricultores e promove a introdução de novas tecnologias que trazem maior rentabilidade.

Fontes destaca que as parcerias estabelecidas entre o governo estadual, municípios e instituições visam melhorar o atendimento aos agricultores envolvidos nas cadeias produtivas. Além disso, proporciona a melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais, gerando renda e emprego no campo. “A união de produtores e técnicos para debaterem essas duas cadeias, só trazem benefícios ao agronegócio paulista, já que 80% das propriedades familiares, dependem economicamente da pecuária leiteira e da cafeicultura. Esse tipo de evento viabiliza a melhor gestão da pequena propriedade rural”.

Segundo o LUPA – Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária, os municípios que compõem a CATI – Regional de Jaú possuem aproximadamente 7 mil propriedades rurais. Torrinha tem 805 propriedades, das quais 360 são de cafeicultores e representam 1.500 hectares. Trinta e cinco são dedicados à produção de leite e nove mil hectares são de pastagem, distribuídos entre pecuária de leite e corte.

Thiago Rodrigo Rochite, prefeito Municipal de Torrinha, enfatiza que a cidade é a maior exportadora de óleo de eucalipto. Além disso, exporta grande quantidade de café e é conhecida como a melhor bebida do Estado de São Paulo. “Tudo isso só é possível porque temos profissionais capacitados, que buscam sempre a qualidade desse produto, o que faz o município ser divulgado e reconhecido através da cafeicultura”.

O presidente do Sindicato Rural, Alaor José de Figueiredo, destacou a importância da parceria da CATI na realização desse evento. Ele afirma que “essa união possibilita melhor enfrentar os desafios do setor, torna os produtores mais competitivos e promove a oportunidade da realização de negócios”.

Para Otávio Almeida Prado Bauer, diretor da CATI – Regional de Jaú, o empenho e a dedicação da comissão organizadora vai trazer sucesso para o evento, que tem por objetivo proporcionar a troca de experiências entre os produtores e a transferência das tecnologias disponíveis.

Durante a solenidade de abertura estiveram presentes dois deputados. O deputado estadual Pedro Binardi falou que essa é uma feira genuinamente do setor agropecuário e envolve aqueles que realmente atuam no setor. Já o deputado federal Guilherme Campos acredita que é um evento de troca de idéias entre pessoas que se dedicam ao setor e envolve instituições, como a CATI, que realmente dá importância ao setor rural e que busca alternativas que garantam a melhoria da qualidade de vida do agricultor, mantendo-o na zona rural.

O 2º Encontro Café com Leite de Torrinha contou com palestras técnicas e uma feira de produtos, serviços, equipamentos e maquinários destinados ao setor. Esse repasse de tecnologia para as cadeias produtivas do café e do leite vem produzindo bons resultados. Em 2008, oito produtores foram classificados no concurso regional e Fernando Loureiro conseguiu o primeiro lugar no 7º Concurso Estadual de Qualidade do Café. Ele é produtor de café natural nos três hectares do Sítio Árvore da Vida.


Nenhum comentário: