quinta-feira, 1 de julho de 2010

CATI Regional de Limeira se reúne com representantes de Sindicatos Rurais

A CATI Regional de Limeira realizou no dia 16 de junho, no Sindicato Rural de Araras, uma reunião com Sindicados Rurais da Regional. A pauta foi a preparação do 2º Encontro de Agricultores da Região de Limeira, em comemoração ao Dia do Agricultor, que será realizado no dia 21 de julho, no Centro Municipal de Eventos.

Segundo o diretor da CATI Regional, o engenheiro agrônomo Carlos Tessari Habermann, participaram do primeiro encontro, realizado em Cordeirópolis no ano passado, mais de 850 produtores rurais de 22 municípios. Para este ano são esperados mais de 1,5 mil produtores, de aproximadamente 30 municípios. “Temos que tratar bem dos nossos agricultores, pois eles são nossos clientes e os verdadeiros produtores de alimentos”.

Na reunião, também foram abordados assuntos importantes para o agronegócio paulista, como as exigências do Código Florestal, crédito rural, melhorias das estradas rurais e estradas vicinais. Outro ponto debatido foi a intensificação das pesquisas agrícolas e transferência de tecnologia através da extensão rural, para o fortalecimento do agronegócio. Também foi discutida a aquisição de alimentos produzidos pelos agricultores familiares para a composição da merenda escolar e a necessidade do treinamento dos produtores, tanto na parte produtiva, como na formação de associações e cooperativas.

Os resultados desta reunião serão apresentados no evento do dia 21 de julho e serviram como sugestões para as diretrizes da Secretaria da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. Algumas das sugestões do ano passado foram atendidas, como a linha de crédito para implementos a juros zero, inclusão de suco de laranja na merenda escolar, onde o governo do estado distribuiu 36 extratoras de sucos para 36 prefeituras e, para a diversificação de culturas, foi lançada a linha de crédito para o plantio de seringueiras.

Estiveram presentes na reunião os presidentes dos Sindicatos Rurais de Araras, Limeira, Pirassununga e Torrinha; os engenheiros agrônomos Carlos Tessari Habermann, Vivaldo Alberto Viganó e Waldinei Pastre (CATI Regional), José Maria Baptista de Souza (Casa da Agricultura de Araras) e Tereza Cristina Bonafé Gaspar Ruas (Casa da Agricultura de Leme).

Nenhum comentário: