quinta-feira, 1 de julho de 2010

Parceria entre CATI e Embrapa possibilitará a avaliação de mistura biocombustível

Para avaliar, com controle técnico-científico, a mistura de combustíveis composta de 30% de óleo vegetal, 65% de óleo diesel e 5% de gasolina comum (OV30G5), utilizada, desde 2003, em tratores do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, na unidade de Águas de Santa Bárbara, a Embrapa – Soja, de Londrina (PR) elaborou um projeto que será iniciado ainda este ano, em parceria com a CATI.

Segundo o pesquisador e eng.º mec.º Márcio Turra Ávila, que elaborou o projeto, será feita uma análise criteriosa da mistura que terá acréscimo de 3% de óleo vegetal extraído de girassol, por prensagem a frio e filtrado por gravidade em sacos de pano de algodão, e de 2% de gasolina. “Essa tecnologia é simples e de baixo custo, por isso pode ser adotada pelos produtores. Essa análise será muito importante, pois os dados científicos poderão comprovar definitivamente a possibilidade de uso direto de óleos vegetais em misturas com combustíveis fósseis, sem a necessidade de transformá-los em biodiesel”, esclarece o eng.º agr.º Sylmar Denucci, diretor do Núcleo de Águas de Santa Bárbara, onde serão feitas as pesquisas.

Em reunião realizada entre o eng.º agr.º Armando Azevedo Portas, diretor do DSMM, Sylmar Denucci e Márcio Ávila, ficou acertada a participação da CATI na condução da avaliação.

Mais informações:
http://www.cati.sp.gov.br/Cati/_produtos/SementesMudas/oleo_girassol.php

Nenhum comentário: