segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Agricultores querem asfaltamento da AVR 040

Na quinta-feira, 4, os integrantes da Associação dos Produtores Rurais das Microbacias dos Rochas e Pinhal se reuniram para tratar de assuntos de interesse dos agricultores, entre eles a reivindicação do asfaltamento da AVR 040, que segundo Rosmary Fogaça, atual presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Avaré - CMDR Avaré, está no cronograma de execução do Governo do Estado. Rosmary esteve recentemente em audiência com o prefeito Rogelio Barchetti solicitando agilidade do processo.

Durante a reunião, os diretores da Associação, Valdomiro Flávio Garcia (presidente), Rosemary Fogaça (secretária) e Arthur E. Martins da Costa (tesoureiro), doaram à Igreja do bairro dos Rochas um aparelho de som, que foi recebido pelos responsáveis Adelino Caetano e Dona Verônica.

Adriana Ferraz, médica veterinária da Secretaria Municipal de Agricultura, falou aos agricultores sobre a Campanha de Vacinação Contra a Brucelose nas novilhas de 3 a 8 meses de idade e solicitou um levantamento do número de cabeças e o agendamento para a vacinação conjunta dos animais. Falou ainda sobre um curso de turismo rural a ser realizado pelo SENAR e pelo Sindicato Rural de Avaré. Segundo ela, o curso poderá ser feito no próprio bairro se houver produtores interessados em número suficiente para viabilizar a realização.

Já Maria Coiado, da Secretaria Municipal de Turismo, disse aos produtores que a secretária Márcia Falanghe está realizando um levantamento dos proprietários interessados em desenvolver algum tipo de atividade relacionada ao turismo rural em Avaré.

O engenheiro agrônomo Rui Ferreira, Chefe da Casa da Agricultura de Avaré, abordou o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas II – Acesso ao Mercado e falou sobre o andamento das negociações da SAA/CATI com Banco Mundial para o financiamento no valor de U$ 130 milhões, sendo 60% proveniente do acordo e 40% da contrapartida do Estado de São Paulo para o programa. Rui apontou que o PEMH II pretende atuar em 1.200 Microbacias, abrangendo 550 municípios paulistas e beneficiando mais de 20 mil famílias de produtores rurais e 600 associações.

João Fidelis, presidente da Federação das Associações dos Produtores Rurais das Microbacias do Estado de São Paulo – FAMHESP, falou sobre a importância dos pequenos produtores e agricultores familiares se organizarem em associações responsáveis para o fortalecimento da classe. Por outro lado, convidou a Associação dos Produtores Rurais das Microbacias dos Rochas e Pinhal a ingressar na FAMHESP. Fidelis lembrou que a instituição pretende ser a voz dos agricultores junto aos órgãos governamentais e outras instituições do setor, cobrando e levando as reivindicações dos produtores rurais às autoridades competentes.

Nenhum comentário: