quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

CATI desenvolve ações de pesquisa na Regional de Andradina

Com objetivo de aprimorar a tecnologia disponível nas áreas de fruticultura, (limão, abacaxi e goiaba) e pecuária leiteira, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), promoveu no dia 23 de fevereiro, o 1° Dia de Campo no município de Mirandópolis, pertencente à Regional de Andradina.

O evento contou com a parceria da EMBRAPA, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (FETAESP), da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), da ETEC Paula Souza, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e da Prefeitura Municipal de Mirandópolis.

O Dia de Campo visou à implantação de técnicas para o desenvolvimento da Cultura do Limão na região de Andradina. Para essa finalidade, foi instalada uma Unidade Demonstrativa na propriedade do Sr. Yuzo Yoita, Bairro 2ª Aliança em Mirandópolis, pelos técnicos da Casa da Agricultura, para testes de técnicas agrícolas na cultura do Limão Taiti.

Após comprovada a eficiência dessas tecnologias, em função dos aspectos do microclima e solos da região, as novas práticas adotadas serão repassadas aos produtores interessados, cujo objetivo é buscar alternativas para melhoria da produtividade desse produto agrícola no período de entressafra, onde predomina a baixa oferta dessa fruta no mercado consumidor, época em que os preços se encontram em alta, que contribuem para aumentar a rentabilidade e sustentabilidade das pequenas propriedades rurais.

Durante o decorrer do Dia de Campo, o engenheiro agrônomo Eduardo Stuchi, da EMBRAPA, Pesquisador Científico da Estação Experimental de Citricultura de Bebedouro, proferiu palestra técnica sobre a cultura do limão. Em seguida, todos se deslocaram para o campo, onde participaram de atividades práticas, enfocando vários assuntos relacionados, como porta enxertos, irrigação, poda, indução floral, deficiências nutricionais, controle de pragas/doenças e manejo da cultura.

“Isso certamente contribuirá para o incremento de novas tecnologias, pois se trata de uma cultura com expressiva exploração econômica”, comenta o engenheiro agrônomo Atílio Batista Pacce, Coordenador da Comissão do Projeto na CATI Regional de Andradina.

Além desta unidade, serão instaladas mais sete, por meio de Campos de Demonstração nas áreas de pecuária leiteira, abacaxi e goiaba, cujo recurso foi disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, em convênio com a FETAESP.

Compareceram nesse evento aproximadamente 40 produtores, técnicos e funcionários da CATI e CODEAGRO, além do prefeito de Mirandópolis, José Antonio Rodrigues, o diretor da Regional, Carlos Hajime Kawatani e representantes de várias organizações de produtores rurais.

Nenhum comentário: