sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Produtores buscam aumentar a renda familiar

Na noite de segunda-feira, 22, cerca de 30 pequenos agricultores integrantes da Associação dos Produtores Rurais dos Seis Bairros, reuniram-se no Centro Comunitário da Capela da Igreja Santa Cruz, no bairro rural Três Coqueiros para discutir alternativas para aumentar a renda familiar e a qualidade de vida dos produtores rurais da região.

Recentemente demarcada pela UTE - Unidade Técnica de Engenharia da CATI, os bairros rurais Santa Cruz dos Três Coqueiros, Aracatu, Caviúna, Ezequiel Ramos, Ferreira e Barra Grande compõem a Microbacia Hidrográfica dos Três Coqueiros, considerada uma das maiores microbacias de Avaré entre as vinte e três existentes. Os principais ribeirões da bacia são o Caviúna e o Ezequiel Ramos.

Com a dedicação dos olericultores José Aparecido Paixão (Seo Nino) e dona Carmen Paixão e o apoio dos demais agricultores, a Associação dos Seis Bairros registrou seu Estatuto Social em janeiro de 2010 e luta pelo enquadramento da Microbacia dos Três Coqueiros no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas (PEMH). “Os agricultores estão se organizando para que a CATI reconheça e oficialize a Microbacia dos Três Coqueiros”, disse Seo Nino.

A reunião contou com a presença do engenheiro agrônomo Rui Ferreira, chefe da Casa da Agricultura de Avaré, Maria Coiado, funcionária da Secretaria Municipal de Turismo, Adriana Ferraz e de Benedito Carlos Ribeiro, ambos da Secretaria Municipal de Agricultura.

Cupertino Netto, vice-presidente da Associação dos Seis Bairros e que está assumindo a presidência durante afastamento de Evaldo de Lima Soares, falou sobre a importância do associativismo e ações coletivas entre os pequenos produtores rurais e o trabalho desenvolvido pelo Núcleo Sudoeste Paulista de Ovinocultores (NSP Avaré), e das vantagens econômicas da criação de ovelhas sobre a de bovinos.

Rui Ferreira abordou os aspectos técnicos do Projeto CATI LEITE, desenvolvido pela CATI e a Casa da Agricultura de Avaré e as vantagens do pastejo rotacionado com melhor aproveitamento de área (10 bovinos/hectare), aumentando a qualidade e a produção de leite.

Esclarecendo aos agricultores, o chefe da Casa da Agricultura de Avaré falou ainda sobre as principais vantagens da criação de peixes em tanque-rede em comparação com a produção em tanque escavado, tanto em questões técnicas como na produtividade.
Representando a secretária Márcia Falanghe, Maria Coiado falou sobre o Projeto de Turismo Rural do Governo de Avaré, sobre o trabalho do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e convidou os agricultores interessados a cadastrar sua propriedade no projeto. Maria Coiado lembrou que o desenvolvimento do Turismo Rural em Avaré trará o benefício do melhoramento das estradas, para que os acessos aos pontos turísticos sejam adequados.

Adriana Ferraz falou aos produtores sobre os atuais cursos de capacitação realizados pelo Sindicato Rural de Avaré (SRA) com apoio do Governo de Avaré, Secretaria Municipal de Agricultura e SENAR/SP. Para o mês de março os cursos previstos são: Administração Rural, Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas, Processamento Artesanal do Leite, Olericultura Orgânica (1º módulo), Tomate Orgânico (1º módulo), Turismo Rural (módulos 1 e 2) e Empresário Rural (1º módulo).

Nenhum comentário: