quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Produtores visitam associações para conhecer experiências de sucesso

A CATI, por meio das suas regionais em Votuporanga e General Salgado, realizou no dia 29 de janeiro uma excursão aos municípios de Penápolis (Associação dos Produtores Rurais de Leite de Penápolis), Araçatuba (Associação Água Limpa de Frutas) e Lourdes (Associação de Pequenos Produtores Rurais de Leite), a fim de conhecerem seus sistemas de serviços e gerenciamento.

Segundo o médico veterinário Ricardo Alexandre Gomes, coordenador da visita de trabalho, o objetivo foi buscar um modelo eficaz e eficiente de associativismo, visitando associações tanto de sucesso quanto de fracasso, para que os produtores cheguem num modelo ideal para suas associações. “Com o apoio do engenheiro agrônomo Carlos Eduardo Galletta, da Divisão de Extensão Rural (Dextru/CATI), vamos continuar realizando visitas com nossas associações, pois observamos que os produtores rurais recebem diversas informações e trazem idéias para tornarem suas organizações fortes e autônomas e, sabemos que o pequeno produtor rural que não estiver organizado corre o risco de ser excluído da atividade agropecuária”, afirma.

Participaram também a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini, da Casa da Agricultura de Buritama; Claudio Baptistela, diretor da CATI Regional de Araçatuba; Osvaldo Carvalho, presidente da Cooperativa (COACAVO) de Votuporanga; Antonio Furlanetto, vice-presidente da Cooperativa (CODAFAVO) de Votuporanga; Diogo Mendes Vicentini, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Votuporanga e os presidentes das Associações dos Produtores Rurais das Microbacias do Barreiro e Marinheiro de Votuporanga, com suas respectivas diretorias, além de diversos produtores rurais.

Para Mirele, esse tipo de integração é importante e necessária, visto que o produtor começa visualizar e enxergar o cenário atual em que se encontra. Nessas visitas de trabalho muitos deles se sensibilizam, incomodam-se com suas situações e se empenham para transformá-la. “A Associação Água limpa, de Araçatuba, é um modelo de organização rural, e todos os produtores que estão implantando associações ou pretendem reestruturar as existentes, deveriam visitá-la, para que possam se espelhar nesse exemplo de associação, que é ativa e participativa, com credibilidade e capaz de gerenciar e executar negócios”, diz a engenheira da CATI.

Nenhum comentário: