A CATI sediou, no dia 10 de fevereiro, a reunião das associações de produtores rurais do Circuito das Frutas, com o objetivo de integrar as associações e propor parceria com o programa AGROTEC Fruticultura.
Inicialmente, o engenheiro agrônomo da CATI Regional Campinas, Paulo Namur Claro, falou sobre a nova visão da CATI em potencializar as ações das Casas da Agricultura junto aos produtores rurais. Em seguida, fez uma retrospectiva do programa AGROTEC Fruticultura, uma parceria da CATI, órgãos da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e organizações privadas que vem desenvolvendo atividades no sentido de repassar aos produtores, informações técnicas de produção e mercadologia. Citou como exemplo as ações agrícolas municipais e a feira de tecnologia e negócios, realizadas em 2009. Enfatizou também que, para as ações de 2010 e 2011, o AGROTEC Fruticultura oferece às associações uma forte parceria para beneficiar, essencialmente, os produtores rurais.
Durante os debates surgiu a idéia de se estudar a implantação de uma instituição que represente todas as associações em diversos âmbitos, tais como, político, social, econômico, técnico e de preservação ambiental.
Participaram, representando as associações, Jorge Lourival Mendonça – Associação de Bairro e Amigos Multi Assistenciais de Itatiba, Júlio César Veroneze – Associação dos Produtores Rurais de Louveira, Mariliza Scarelli Soranz – Associação Hortifrutiflores de Jarinu e Região, Pedro Sidnei Pellegrini – Associação Agrícola de Valinhos e Região, René Tomazetto – Associação Agrícola de Jundiaí e Teruo Kusakariba – Associação Cultural Nipo-Brasileira Bairro do Macuco de Valinhos.
Representando as casas da agricultura, José Eduardo Pereira da Silva e Mariana H. R. Andretta de Itatiba, Luiz Carlos Mollo Alarcon de Louveira, José Braga Semis de Jarinu e José Henrique Conti de Valinhos. Isabel C. F. Harder do IAC Centro de Frutas e Francisco Rodrigo Martins – CODEAGRO também estiveram presentes.
Márcia Pereira e Roberto Caram, parceiros do AGROTEC, falaram sobre o plano mercadológico do programa.
Como resultado do encontro, os participantes resolveram por unanimidade, iniciar a implantação do projeto União das Associações de Produtores Rurais do Circuito das Frutas que resultará na oficialização de uma federação regional.
Uma próxima reunião para dar continuidade aos trabalhos foi marcada para o dia 01 de março de 2010, na CATI em Campinas. "Esta é uma reunião histórica pois é a primeira vez que se tem a iniciativa de unir as associações do Circuito das Frutas com o objetivo de embasar a agricultura da região" destacou Claro.
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
Associações de produtores do Circuito das Frutas se reúnem da CATI
Marcadores:
Agrotec,
Campinas,
Circuito das Frutas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário