Em 2005, o eucaliptocultor Joel Barbosa, procurou a Casa da Agricultura de Nazaré Paulista atrás de assistência técnica e informações a respeito da cultura e seu manejo. Na época, a CATI já possuía convênios firmados com a iniciativa privada, através dos quais, os produtores de eucalipto da região conseguiam mudas e orientações técnicas, principalmente em relação à questão ambiental, gratuitamente.
Joel adquiriu 20 mil mudas de eucalipto para o plantio de aproximadamente 8 hectares de terra no Bairro de Santa Luzia, Nazaré Paulista. Para isso, o produtor teve que adotar o plantio no espaçamento de 2x2 metros entre mudas, além de respeitar as questões ambientais. Isso tudo com as devidas orientações in loco dos técnicos da Casa da Agricultura daquela época.
No segundo semestre do ano passado, Joel Barbosa e sua família deram início ao corte do eucalipto, que atingia o final de seu quarto ano de ciclo. Joel tem a expectativa de atingir uma produtividade de mais de 150 m3/hectare, e avalia com bons olhos a questão do não-uso do fogo no corte dos talhões, tanto pela questão ambiental quanto financeira.
Segundo o engenheiro agrônomo Henrique Bracale, da Casa da Agricultura de Nazaré Paulista, até hoje o local possui convênios que disponibilizam mudas de eucalipto e orientações técnicas sem custo, "tendo como contrapartida do produtor o respeito a um espaçamento racional e à legislação ambiental", garante.
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
Eucalipto: parceria entre a Casa da Agricultura e o produtor rural
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário