quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Contrato de gestão é tema de palestra em Avaré

Contando com a presença dos membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDRs) e dos técnicos das Casas da Agricultura (CAs) dos municípios de Avaré e região, o diretor da CATI Regional Avaré, engenheiro agrônomo Antonio Rangel, abordou recentemente durante reunião de trabalho administrativo e técnico, a importância dos contratos de gestão exigidos pela coordenadoria da CATI Campinas.

Rangel destacou que os contratos servirão para que as CAs não trabalhem apenas com as demandas, mas sim com o planejamento adequado das atividades a serem realizadas durante o exercício de 2.010 através de projetos bem elaborados, executáveis e com acompanhamento de sua eficácia junto ao público alvo das CAs.

Utilizando uma abordagem didática interessante de duas orquestras de músicos existentes numa região, o engenheiro agrônomo André Luis Gonçalves da Silva, da CATI Regional Avaré, falou sobre como é fundamental o técnico ter comprometimento com os trabalhos desenvolvidos nas CAs, com a visão e a missão da CATI enquanto órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) responsável pela assistência técnica e extensão rural aos pequenos e médios produtores rurais e agricultores familiares.

Muito feliz em sua exposição, André Luis deixou claro que temos de nos esforçar para sermos bons “músicos”, termos bons “instrumentos” e excelentes “partituras” para que a música seja bem executada e seja aquela que a platéia (no caso os agricultores) queira ouvir. Tudo está interligado, ou seja, um depende do outro para seu sucesso ou fracasso.

Fazendo uma analogia, os músicos são os técnicos, CMDRs, prefeituras, funcionários, os instrumentos são a estrutura e equipamentos das CAs e as partituras são as ações, programas e projetos da CATI e da SAA. Então, se cada um destes elos não estiver comprometido em desempenhar o melhor, em dar o melhor de si, não se atinge o alvo que é melhorar a qualidade de vida do homem do campo e de sua família, gerando mais renda e fixando-o na terra.

Na sequência da reunião, o médico veterinário Paulo Tamassia Pégolo falou sobre o CATI LEITE, enfatizando que todos técnicos da Regional Avaré não devem apenas ater-se aos relatórios ou números do projeto, mas sim se esforçar em melhorar, definitivamente, a qualidade de vida de quem está na atividade leiteira, proporcionando mais qualidade do leite produzido, redução do custo de produção, e, consequentemente, maior renda para o agricultor.

O engenheiro agrônomo Newton Tamassia Pégolo discorreu e orientou os técnicos sobre os atuais convênios da CATI (PEMH II, MDA, etc). Já o engenheiro agrônomo Sérgio Augusto Martins Faria falou sobre a elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável (PRDRS), enfatizando a abordagem por cadeias produtivas e aptidão natural de cada município por uma cultura ou criação, lembrando que é fundamental a participação dos conselheiros dos CMDRs no debate e construção do PRDRS.

Nenhum comentário: