sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coordenador visita a Regional de Orlândia

Em visita à CATI Regional de Orlândia, no dia 13 de janeiro, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, se reuniu com o diretor, Luis Gustavo Lopes, os engenheiros agrônomos e o pessoal administrativo da Regional e das Casas da Agricultura dos 12 municípios atendidos por ela.

Na ocasião, foram todos ouvidos pelo coordenador, falando dos principais projetos que são desenvolvidos nas Casas de Agricultura e das principais demandas dos agricultores, sendo que são desenvolvidos nestes municípios o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, Programa Viva Leite, Programa CATI-Leite, Pró-Trator, FEAP, Pronaf, Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos, Vendas de Sementes CATI e Trabalho de Extensão Rural.

Em seguida, o coordenador falou das prioridades da sua gestão, da necessidade de planejamento das atividades, dos projetos, programas e ações para viabilizar a sustentabilidade do agronegócio regional, dando ênfase à importância das Casas da Agricultura presentes nos municípios, principalmente para atender os pequenos e médios produtores, enfocando que cada município tem suas características próprias.

Segundo ele, os trabalhos são realizados com as principais cadeias produtivas onde estão inseridos os produtores rurais, mas também visa atender qualquer agricultor, seja ele pequeno, médio ou grande que venha procurar a Casa da Agricultura, para que seja bem atendido. Uma das principais ações da CATI é a integração de políticas públicas, que, entre outras finalidades, visa à identificação de linhas de crédito e fazer com que o mesmo chegue ao produtor rural.

Atualmente, cada município da regional tem seu Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que foi elaborado juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, sindicatos rurais, sindicatos dos trabalhadores rurais, agricultores, empresas e Prefeitos. Neste plano estão enfocadas as principais cadeias produtivas, estudando os seus gargalos, seus pontos fortes, ações propostas e as diretrizes para o desenvolvimento rural.

Com este plano, são feitos os planejamentos para se atingir os objetivos esperados por todos os elos das cadeias produtivas, procurando gerar emprego e renda, para todos que direta ou indiretamente façam parte destas cadeias produtivas.

Após a reunião, encerrando os trabalhos, todos participaram de uma confraternização.

Nenhum comentário: