quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Itaí demarca área para projeto

Após estudo preliminar realizado por técnicos da Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema – COOMAPEIXE (Avaré/SP), recentemente o zootecnista e pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, do APTA Médio Paranapanema, demarcou por georeferenciamento as áreas indicadas para a futura implantação de uma Unidade Demonstrativa, projeto piloto que servirá para capacitar técnicos da CATI/Regional Avaré, pequenos produtores rurais e agricultores familiares sobre o sistema sustentável de criação de peixes em tanque-rede.

Ayroza foi acompanhado do médico veterinário Luis Gustavo de Melo e do engenheiro agrônomo Marcus Vinicius R. Costa, ambos da Casa da Agricultura de Itaí, César Roberto de Oliveira, diretor municipal de Meio Ambiente, Melquíades Tadeu de Melo, diretor municipal de Agricultura, Paulo Tamassia Pégolo, técnico do EDR/CATI Regional de Avaré e do presidente e vice-presidente da COOMAPEIXE, Fernando Franco e Paulo Soave. Também acompanhou os trabalhos o produtor rural Licínio Alves Balsamão, que tem sítio na divisa de Itaí/SP e Piraju/SP e pretende ingressar na atividade.

Segundo o presidente da cooperativa, inicialmente foram estudadas seis áreas com potencial para o desenvolvimento do projeto. “Agora, o próximo passo é a definição do local definitivo e o licenciamento ambiental da área aquícola, a elaboração do projeto técnico e o protocolo junto ao MPA”, esclareceu. Durante a demarcação, ficou constatado que as seis áreas apresentam características de viabilidade e parâmetros favoráveis como profundidade adequada, bom fluxo d’água, transparência e infra-estrutura para implantação do projeto, como energia elétrica, bom acesso (estradas) e estruturas para guardar ração e equipamentos.

De acordo com o presidente da COOMAPEIXE a instalação da Unidade Demonstrativa será feita pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em parceria com a Prefeitura de Itaí e a cooperativa de piscicultores. “Estamos em contato com o diretor da CATI Regional Avaré, doutor Antonio Rangel, para que a CATI e as Casas da Agricultura sejam grandes parceiras do projeto visando difusão da tecnologia deste tipo de criação de peixes, favorecendo a diversificação da produção agrícola. A piscicultura sustentável é uma excelente alternativa de renda para pequenos produtores da região e para o agronegócio regional devido ao grande potencial da represa de Jurumirim”, completou.

Para César Roberto de Oliveira, que durante as vistorias representou o prefeito de Itaí, doutor Paschoal, o município só tem a ganhar com a instalação deste tipo de projeto. “É uma forma de gerar renda e emprego para os agricultores, já que a economia do nosso município é essencialmente agrícola”, avaliou César.

Nenhum comentário: