segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Técnicos se reúnem para debater problemas com enchentes na zona rural

No primeiro dia do ano o município de São Luiz do Paraitinga sofreu a maior enchente de sua história. O rio que passa ao lado da cidade subiu 18 metros, o que fez com que a parte da população local perdesse tudo. Na cidade, o resultado foi seis mil toneladas de lixo. A expectativa é de três meses para a retirada do lixo e cerca de 10 anos para reconstrução das áreas afetadas.

No dia 11/01, aconteceu uma reunião com o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, que reuniu técnicos das regionais de Pindamonhangaba e Guaratinguetá para avaliação das áreas rurais atingidas pelas enchentes nos municípios de Cunha, Lagoinha e São Luiz do Paraitinga.

Dentre os prejuízos em São Luiz do Paraitinga está o total alagamento da Casa da Agricultura, onde foram perdidos móveis, equipamentos, um carro, toda a documentação dos trabalhos executados e danos estruturais no prédio. Em relação às propriedades rurais, os técnicos da regional de Pindamonhangaba estão fazendo um levantamento mais criterioso para avaliação dos prejuízos. A estimativa é de dez propriedades atingidas.

Em todos os municípios houve a destruição de pontes e estradas, a interrupção do fornecimento de energia elétrica e prejuízos financeiros, em virtude da impossibilidade de entrega dos produtos agrícolas perecíveis. Houve também a inundação de lavouras de arroz nas áreas de várzeas na região de Guaratinguetá. A estimativa é de 500 hectares envolvendo 25 produtores.

Segundo José Luiz Fontes, essas duas regionais da CATI terão como prioridade o re-estabelecimento imediato do atendimento da Casa da Agricultura de São Luiz do Paraitinga e para tanto, a instituição irá disponibilizar móveis, equipamentos e veículo. Ele destaca que na área rural, as propriedades serão visitadas para levantamento dos prejuízos e posteriormente executar ações que minimizem os impactos dos danos causados e possibilite a retomada dos empreendimentos. Fontes finaliza dizendo que “o mais importante é estabelecer um plano de ações de prevenção, para que evite ou pelo menos minimize a repetição de eventos semelhantes”.

Nenhum comentário: