A CATI – Regional de Bauru finalizou estudos em relação às estradas rurais da região. O objetivo foi atender um pedido da Policia Militar, que é responsável pelo patrulhamento na área agrícola. O levantamento foi feito nos 19 municípios integrantes do 4º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
Segundo o engenheiro agrônomo Luiz César Demarchi, assistente da CATI – Regional Bauru os caminhos rurais da região são formados por aproximadamente três mil quilômetros e envolvem cerca de 450 propriedades que possuem mais de 80 cabeças de gado, que eram o foco dos roubos na zona rural.
Todo esse processo começou na cidade de Bauru, porque até maio do ano passado, a região vinha sofrendo sistematicamente assaltos nas fazendas de engorda de gado. Em cinco meses, 428 cabeças de animais foram perdidas. Para minimizar esse problema uma das ações do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural foi a realização do primeiro Encontro para debater o assunto.
Na oportunidade, o evento contou com o apoio de instituições como a CATI – Regional de Bauru, o Escritório de Defesa Agropecuária, o Sindicato Rural, CONSEA, Ibama e Câmara Municipal. Participaram também do debate proprietários, vítimas dos assaltos, autoridades de segurança civil e militar e outros envolvidos. Cada participante expôs o que poderia fazer para resolver a situação e dali nasceu o primeiro produto: o guia de segurança rural preventiva, que foi publicado através de uma cartilha, lançada em outubro de 2009, com o objetivo de orientar, capacitar e conscientizar os agricultores sobre o que fazer em relação à vulnerabilidade de sua propriedade.
Segundo o diretor da CATI – Regional Bauru, Francisco de Oliveira Júnior, a cada reunião surgiam novas idéias, mas outras consequências positivas foram o maior entrosamento com os representantes das polícias civil e militar e outras instituições envolvidas com a cadeia produtiva, a criação do Conselho Comunitário de Segurança Rural, o inicio da ronda rural, o cadastramento das propriedades, etc. O Conselho é composto por representantes da CATI, Defesa Agropecuária, Sindicato Rural, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e proprietários rurais.
Francisco destaca que o melhor resultado obtido foi a Operação Boi Gordo, que desbaratou uma quadrilha, suspeita de nove assaltos na região. “Isso aconteceu em setembro do ano passado e desde então esse tipo de assalto não aconteceu mais”.
Segundo o Capitão da Polícia Militar, Flávio Kitazume, esse estudo e a confecção dos mapas das estradas rurais, além da disponibilização de aparelhos GPS para instalação nas viaturas da Ronda Rural, vão possibilitar maior eficiência no patrulhamento. “Toda a ação policial será melhor planejada e a execução do policiamento feita de maneira mais técnica. Dentre os benefícios, teremos o perfil da região e o cadastramento das propriedades, possibilitando uma ação mais rápida e caso de emergência”.
Para Mauricio Lima Verde, presidente do Sindicato Rural de Bauru e Região, agora só falta um trabalho conjunto com o poder público municipal no sentido de melhorar a situação precária dos caminhos rurais. “As estradas precisam de melhor conservação, pois quando chove as pessoas não conseguem passar”.
Em novembro do ano passado, na entrega do mapa das estradas e o cadastro dos produtores do município de Bauru, o prefeito municipal Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, falou da destinação de recursos para a Secretaria Municipal de Agricultura, para investimento em equipamentos e maquinários para a patrulha agrícola e a montagem de uma equipe especializada para execução desses serviços.
Para minimizar os problemas na zona rural da cidade de Bauru, os serviços de terraplanagem das estradas da região de Rio Verde, Águas Virtuosas, Quinlândia e Toca da Coruja, estão previstas para o mês de janeiro, mas que podem ser adiados em virtude das chuvas.
José Luiz Fontes, coordenador da CATI, destaca que todo esse trabalho só foi possível graças a integração entre as lideranças municipais e estaduais, levantando problemas e buscando soluções para as comunidades rurais, através do desenvolvimento de ações e de políticas públicas necessárias, diminuindo assim os riscos de furtos e roubos para a população da área agrícola e o melhor planejamento na utilização dos recursos públicos.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
Integração possibilita diminuição de roubos e furtos na zona rural de Bauru
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário