segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Coordenador realiza 31ª visita regional

Com o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos nos 40 escritórios regionais da CATI, o coordenador, José Luiz Fontes, realizou essa semana mais três reuniões com dirigentes e funcionários da instituição. Essas visitas acontecem desde o início de sua gestão em setembro/2009.

Na oportunidade, o coordenador ouviu os funcionários sobre os problemas encontrados na regional a fim de buscar soluções. Ele também destacou as prioridades de sua gestão, como garantir atendimento total ao agricultor e a necessidade de parcerias para recursos financeiros, técnicos e orçamentários. Além disso, Fontes defende que a CATI deve ser responsável por repassar ao agricultor todo o tipo de informação e alternativas disponíveis. “Tudo o que diz respeito à produção agropecuária é assunto da CATI. Para isso, precisamos das Casas da Agricultura atuando com eficiência e eficácia”.

No dia 12, Fontes visitou a CATI Regional de Ribeirão Preto, que atende 19 municípios, através de 15 Casas da Agricultura. Nesses municípios, além da cana-de-açúcar, estão presentes a fruticultura, a avicultura de corte, milho, café e leite.

Na quarta-feira (13) as regionais visitadas foram Orlândia e Franca, que atendem 12 e 13 municípios, respectivamente. Nas cidades abrangidas pela regional de Orlândia, destacam-se a pecuária leiteira, a olericultura, a piscicultura, a avicultura de corte e as culturas de cana-de-açúcar e palha. No município de Sales, conhecido como a capital da palha de cigarro, o objetivo é aumentar a produção de milho específico para esse tipo de atividade. Foi solicitado, inclusive, buscar junto ao departamento de sementes e mudas da CATI, buscar uma variedade de milho, mais produtiva para esse fim.

Na região de Franca, as principais culturas são pecuária, cana, café, eucalipto, milho, laranja e soja. A bovinocultura de leite está presente em 1,8 mil propriedades, com uma produção diária de 300 mil litros. A bovinocultura de corte gera produção de 600 mil arrobas ao ano, provenientes de 2,7 mil propriedades.

Na próxima semana o coordenador se reúne com funcionários das regionais de Assis e Presidente Prudente (18), Andradina (19), Sorocaba (20) e Registro (21). As quatro regionais restantes, serão visitadas até o final do mês. Na sequencia, essas reuniões acontecerão nas 21 unidades de sementes e mudas.

Nenhum comentário: