quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CATI reúne produtores para explicar mudanças do Código Florestal

A Casa da Agricultura de Onda Verde realizou, no último dia 19 de janeiro, um evento na câmara municipal da cidade, para esclarecer dúvidas de produtores rurais sobre as mudanças no Código Florestal, abordando as propriedades e atividades rurais características da região.

A palestra foi dada pela engenheira agrônoma Heloisa Pinto Cezar, da Casa da Agricultura, e contou com a presença de mais de 30 produtores rurais do município.

Além de expor e esclarecer dúvidas, o objetivo do evento foi informar os produtores para que eles façam um planejamento a curto, médio e longo prazo da sua propriedade, em relação às Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

2 comentários:

Ajuricaba disse...

Prezado(a) assessor(a) de imprensa,

Gostaria de mais informações sobre a reação dos agricultores quando recebem informações sobre as obrigatoriedades do código florestal. Qual é a reação deles? Eles concordam, discordam, gostam, desaprovam? Qual foi a reação no seminário?

Assessoria de Imprensa - CATI disse...

Ciro, eles não concordam, não gostam e desaprovam o jeito que esta sendo colocado "goela abaixo" como eles dizem.

A reação de alguns produtores foi de indignação, muitas dúvidas no que diz respeito à partilha das terras averbadas em futuras divisões e acharam boas, mas muito burocrática e onerosa a utilização de SAFs na Reservas Legal.

Veja algumas frases ditas por produtores durante a palestra:

“A população da cidade vai usufruir a melhoria ambiental, mas todo o custo disso o produtor vai ter que arcar...”

“Por que o governo não desapropria 20% de todas as propriedades, ele averba, planta e cuida, não eu. Eu tenho que trabalhar...”

“Até a APP eu entendo, mas Reserva Legal de 20%. As pessoas da cidade vão reservar 20% de seus terrenos para plantar árvores?”

“Por que o governo, o povo da cidade e as indústrias (que são as mais poluidoras) não vêm plantar e cuidar dessas mudas?”

Engº Agrº Andrey Vetorelli Borges
Assistente Agropecuário
CATI - São José do Rio Preto