quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Técnicos participam de palestra sobre heveicultura

Com o objetivo de atualizar técnicos da CATI Regional de Fernandópolis, aconteceu no último dia 27 de janeiro uma palestra sobre a cultura da seringueira, no município de Estrela D'Oeste.

A palestra foi proferida pelo engenheiro agrônomo Carlos Alberto de Luca, diretor da CATI Regional de Votuporanga e membro da Comissão Técnica de Seringueira do Estado de São Paulo. Estiveram presentes 30 técnicos da CATI e três produtores convidados.

A heveicultura tem grande representatividade nos 12 municípios abrangidos pela Regional. Ao todo, são 230 propriedades desenvolvendo a cultura em 4.455 hectares, o que torna a seringueira a quarta cadeia mais cultivada na região.

Segundo o diretor da CATI Regional de Fernandópolis, Engº Agrº Luiz Carlos Pagotto, houve um aumento significativo da cultura nesses municípios nos últimos anos. "Por isso a importância de estarmos sempre nos qualificando e atualizando para poder atender melhor nosso público", conclui.

Itaí demarca área para projeto

Após estudo preliminar realizado por técnicos da Cooperativa dos Piscicultores do Médio e Alto Paranapanema – COOMAPEIXE (Avaré/SP), recentemente o zootecnista e pesquisador Luiz Marques da Silva Ayroza, do APTA Médio Paranapanema, demarcou por georeferenciamento as áreas indicadas para a futura implantação de uma Unidade Demonstrativa, projeto piloto que servirá para capacitar técnicos da CATI/Regional Avaré, pequenos produtores rurais e agricultores familiares sobre o sistema sustentável de criação de peixes em tanque-rede.

Leia mais...

CATI realiza encontro técnico sobre ovinocultura em Marília/SP

Para discutir o manejo reprodutivo de rebanhos e outros assuntos pertinentes à ovinocultura, a CATI Regional Marília e o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural realizam amanhã (29/01), um encontro técnico.

Estarão presentes técnicos da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e outros especialistas, além de ovinocultores e profissionais das principais regiões criadoras do Estado de São Paulo.

Leia mais...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Programa de Aquisição de Alimentos e Alimentação Escolar são temas de reunião em Araraquara

A Casa da Agricultura de Araraquara e a Prefeitura Municipal realizaram uma reunião, no último dia 21 de janeiro, para discutir o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Alimentação Escolar para esclarecimento de produtores familiares do município. A reunião aconteceu no Sindicato Rural, onde produtores familiares tiveram a oportunidade conhecer como funcionarão estes Programas dentro de cada modalidade.

Leia mais...

Contrato de gestão é tema de palestra em Avaré

Contando com a presença dos membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDRs) e dos técnicos das Casas da Agricultura (CAs) dos municípios de Avaré e região, o diretor da CATI Regional Avaré, engenheiro agrônomo Antonio Rangel, abordou recentemente durante reunião de trabalho administrativo e técnico, a importância dos contratos de gestão exigidos pela coordenadoria da CATI Campinas.

Leia mais...

CRDR Avaré tem novo presidente

O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural – CRDR, da região da CATI Avaré, composto de doze municípios, realizou nesta sexta-feira, 21, a eleição para a nova Diretoria Executiva para o mandato 2.010/2.012 e deu posse aos eleitos. O CRDR é um colegiado rural regional formado pelos membros dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural (CMDR) que tem a função de orientar as políticas públicas da agricultura de uma região e levar suas demandas até o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR), que por sua vez as encaminha à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e esta ao governador do Estado.

Leia mais...

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

CATI Regional de Lins reúne técnicos das 13 Casas da Agricultura para elaboração dos Contratos de Gestão


A CATI Regional de Lins realizou em sua sede, no dia 25 de janeiro, uma reunião com os técnicos das Casas da Agricultura para discutir os projetos técnicos das suas respectivas unidades administrativas, que farão parte de um Contrato de Gestão com a Regional.

Estavam presentes os técnicos das 13 Casas da Agricultura que compõem a Regional de Lins: Balbinos, Cafelândia, Guaimbê, Guaiçara, Getulina, Guarantã, Lins, Júlio mesquita, Promissão, Pongaí, Pirajuí, Sabino e Uru.

Leia mais...

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Coordenador da CATI visita Regional de Andradina

Como já vem acontecendo nos últimos meses, o engenheiro agrônomo José Luiz Fontes, coordenador da CATI, está visitando todas as Regionais do Estado de São Paulo.

No dia 19 de janeiro esteve em Andradina, para um contato mais próximo com todos os funcionários, incluindo os conveniados das Prefeituras dos 13 municípios jurisdicionados à CATI Regional de Andradina.

Leia mais...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CATI Regional Sorocaba recebe visita do coordenador

Em sequência à série de visitas aos 40 Escritórios Regionais da CATI, o coordenador, José Luiz Fontes, visitou no dia 20 de janeiro a CATI Regional de Sorocaba.

Em reunião com os funcionários do quadro, técnicos conveniados e autoridades convidadas, ele destacou as prioridades da sua gestão e ouviu as reivindicações dos presentes.

O diretor da Regional, engenheiro agrônomo Fernando Aparecido Gomes da Costa, fez uma apresentação da estrutura do local, bem como das atividades realizadas no ano de 2009. Ele destacou a diversidade da agricultura e da pecuária na região, a utilização do crédito agrícola disponível pelo FEAP e PRONAF e o incremento das áreas de reflorestamento nos últimos anos.

Associação de produtores recebe matrizes de morangueiro da CATI

Técnicos da CATI apresentaram, no último dia 21 de janeiro, o primeiro lote experimental de 5 mil matrizes de morangueiro para representantes da Associação de Produtores de Morango e Hortigranjeiros de Atibaia, Jarinu e Região.

As matrizes foram desenvolvidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), a pedido de produtores da associação, que queriam diversificar suas fontes de fornecimento.

Continue lendo...

Veja as fotos no Flickr!

Valparaíso realiza Dia de Campo sobre CATI Leite

Aconteceu, no último dia 15 de janeiro, uma palestra de sensibilização sobre o Projeto CATI leite – Desenvolvendo São Paulo, realizada no Sindicato Rural de Valparaíso, e o Dia de Campo na propriedade chamada Unidade Demonstrativa ou “sala de aula”.

O evento contou com a participação do prefeito municipal, Marcos Yukio Higuchi, que demonstrou grande satisfação em ter a Unidade Demonstrativa no município e o apoio da CATI em dar suporte aos técnicos e produtores locais.

Segundo dados do IBGE, Valparaíso possui uma população de 19.854 habitantes sendo que apenas 11% (2.075) representa a população rural.

Dados do LUPA 2007-2008, realizado pela CATI/SAA revelam que o município possui 341 propriedades rurais e 245 destas possuem características de agricultura familiar. Por outro lado, apenas 235 propriedades possuem áreas variando de 1 a 100 hectares e ocupam 6,52% da área total, enquanto 29 com área de mais de 500 hectares e ocupam 74,85% da área do município.

A maioria dos municípios pertencentes à Regional Andradina, possui um grande percentual da área agricultável ocupada por pastagens (35%) e culturas temporárias (53%) principalmente pela indústria sucroalcooleira (cana-de-açúcar) que tem importante papel geração de emprego e renda municipal.

Apesar das grandes dificuldades e desânimo geral do setor, uma análise inicial do Plano Municipal Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) mostrou ter a cadeia produtiva do leite grande importância para o desenvolvimento das pequenas e médias propriedades rurais.

Aproximadamente 35 participantes entre produtores e técnicos participaram do Dia de Campo na Chácara Santo Antônio e ouviram o depoimento do Sr. Leandro Alves Neves, que manifestou a alegria de ter entrado no Projeto CATI leite. "No início a gente fica meio desconfiado mesmo, mas a coisa foi dando certo e tomando um rumo. Tivemos todo apoio dos Técnicos da CATI e da Prefeitura nas atividades de planejamento da propriedade. Meu pai levava as vacas na beira da estrada e passava todas as tardes na penúria do sol quente para pastejá-las. Era muito difícil ver aquela situação da propriedade e dos animais. Eu ordenhava 40litros por dia e complementava a renda familiar com trabalho na usina de álcool", conta.

Segundo Henrique Barbosa Strang, técnico executor responsável, a propriedade possui apenas 4,8 hectares e agora possui 8.000m2 de cana-de-açucar bem formada, 12.000 m² de capim mombaça divididos em 32 piquetes e 6.000 m² de mombaça sem divisão. Após a segunda passagem dos piquetes (janeiro) a produção chegou a 100 litros/dia.

Com o planejamento inicial e apenas nove meses no projeto, a família está mais feliz e começa entender que é possível viver da atividade leiteira. "Desde que haja vontade de fazer, aprender e querer mudar", salienta Henrique.

E foi neste aspecto que o Médico Veterinário Josué Fermino dos Santos, coordenador do Projeto CATI leite da Regional Agrícola Andradina, complementou durante a palestra de apresentação do Projeto."O mais importante é o produtor querer. Se ele quiser e com o auxilio de um bom extensionista que goste também aí o Projeto vai bem. Mas se tem produtor que queira e não há técnico (veterinário, agrônomo, zootecnista, técnico agrícola) comprometido e com perfil de extensão rural não vai para frente qualquer iniciativa que vise o desenvolvimento do meio rural".

Leia mais...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

CATI reúne produtores para explicar mudanças do Código Florestal

A Casa da Agricultura de Onda Verde realizou, no último dia 19 de janeiro, um evento na câmara municipal da cidade, para esclarecer dúvidas de produtores rurais sobre as mudanças no Código Florestal, abordando as propriedades e atividades rurais características da região.

A palestra foi dada pela engenheira agrônoma Heloisa Pinto Cezar, da Casa da Agricultura, e contou com a presença de mais de 30 produtores rurais do município.

Além de expor e esclarecer dúvidas, o objetivo do evento foi informar os produtores para que eles façam um planejamento a curto, médio e longo prazo da sua propriedade, em relação às Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

CATI Regional de Andradina reúne técnicos para elaboração de contrato de gestão


Com objetivo de atender a programação de trabalho da CATI, a CATI Regional de Andradina realizou em sua sede, no dia 12 de janeiro, uma reunião com os técnicos das Casas da Agricultura para discutir os projetos técnicos das suas respectivas unidades administrativas, que farão parte de um Contrato de Gestão com a Regional.

Leia mais...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Coordenador realiza 31ª visita regional

Com o objetivo de conhecer os trabalhos desenvolvidos nos 40 escritórios regionais da CATI, o coordenador, José Luiz Fontes, realizou essa semana mais três reuniões com dirigentes e funcionários da instituição. Essas visitas acontecem desde o início de sua gestão em setembro/2009.

Leia mais...

Técnicos se reúnem para debater problemas com enchentes na zona rural

No primeiro dia do ano o município de São Luiz do Paraitinga sofreu a maior enchente de sua história. O rio que passa ao lado da cidade subiu 18 metros, o que fez com que a parte da população local perdesse tudo. Na cidade, o resultado foi seis mil toneladas de lixo. A expectativa é de três meses para a retirada do lixo e cerca de 10 anos para reconstrução das áreas afetadas.

No dia 11/01, aconteceu uma reunião com o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, que reuniu técnicos das regionais de Pindamonhangaba e Guaratinguetá para avaliação das áreas rurais atingidas pelas enchentes nos municípios de Cunha, Lagoinha e São Luiz do Paraitinga.

Leia mais...

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Coordenador visita a Regional de Orlândia

Em visita à CATI Regional de Orlândia, no dia 13 de janeiro, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, se reuniu com o diretor, Luis Gustavo Lopes, os engenheiros agrônomos e o pessoal administrativo da Regional e das Casas da Agricultura dos 12 municípios atendidos por ela.

Na ocasião, foram todos ouvidos pelo coordenador, falando dos principais projetos que são desenvolvidos nas Casas de Agricultura e das principais demandas dos agricultores, sendo que são desenvolvidos nestes municípios o Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, Programa Viva Leite, Programa CATI-Leite, Pró-Trator, FEAP, Pronaf, Recolhimento de Embalagem de Agrotóxicos, Vendas de Sementes CATI e Trabalho de Extensão Rural.

Leia mais...

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CRDR de Franca tem nova diretoria

No dia 12 de janeiro, o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Franca se reuniu no auditorio da CATI Regional para participar da eleição da nova diretoria e iniciar os trabalhos de elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A reunião foi bastante participativa e contou com a presença de nove presidentes de conselho e dois vice-presidentes.

Para a nova diretoria do CRDR de Franca foram eleitos Antonio Jorge Neto, de Pedregulho e Tércio Renato Marques Tostes, de Batatais, como presidente e vice, respectivamente.

O novo presidente é produtor rural atuante, presidente do CMDR de pedregulho e presidente há mais de 10 anos da Associação dos Produtores Rurais do Bairro Primavera e é membro da diretoria da FAMHESP.

O mesmo já tomou posse do cargo e disse que quer ser parceiro da CATI Regional e Casas da Agricultura, para fortalecer cada vez mais as associações e defender os interesses dos agricultores da região.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Integração possibilita diminuição de roubos e furtos na zona rural de Bauru

A CATI – Regional de Bauru finalizou estudos em relação às estradas rurais da região. O objetivo foi atender um pedido da Policia Militar, que é responsável pelo patrulhamento na área agrícola. O levantamento foi feito nos 19 municípios integrantes do 4º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Leia mais...

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010


Desde que assumiu em 1º de setembro, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes vem visitando as regionais. O objetivo é conhecer a realidade de cada região, mas também falar das prioridades de sua gestão e da necessidade de planejamento das atividades, projetos, programas e ações para viabilizar a sustentabilidade do agronegócio paulista. A CATI gerencia 40 regionais e 594 Casas da Agricultura, distribuídas em todo o território paulista.

Leia mais...

Pesquisador lança livro sobre tilápias

O engenheiro agrônomo e pesquisador José William Bezerra e Silva, lançou recentemente o livro “Tilápias: biologia e cultivo – Evolução, situação atual e perspectivas da tilapicultura no Nordeste brasileiro”, durante a 3ª Conferência Nacional de Aqüicultura e Pesca, realizada em Brasília.

Com o objetivo de contribuir para o crescimento da criação de tilápias em tanque-rede na região de Avaré, devido ao grande potencial da represa de Jurumirim, o autor doou um exemplar ao gestor de agronegócio que atua na Casa da Agricultura/CATI Regional Avaré, Fernando Franco, a fim de difundir o conhecimento entre os pequenos produtores rurais interessados na criação de tilápias.

Leia mais...