sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CATI: 42 anos trabalhando com o produtor rural

A CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral completou em novembro seu 42º aniversário e para comemorar realizou uma série de atividades.

Encontro Estadual de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural

Esse encontro teve como objetivo debater as formas de confecção do Plano Regional de Desenvolvimento Rural e contou com a participação dos 40 conselhos criados.

Na abertura, o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, destacou que esse trabalho começou com o fortalecimento dos conselhos municipais em parceria com a CODEAGRO. “Foram elaborados até agora mais de 500 planos municipais, com a participação dos agricultores, o que possibilitou o real diagnóstico dos municípios. Passamos agora a discutir em âmbito regional, visando o desenvolvimento do agronegócio com as características, problemas e potencialidades próprias. Nosso objetivo é proporcionar o acesso ao mercado, fazendo com que o produtor venda mais e melhor. Só assim estaremos cumprindo a real função da instituição”.

Fontes explica que além de identificar a demanda dos agricultores, a CATI tem que saber como resolver os problemas. Com a divulgação das políticas públicas disponíveis junto aos interessados, a instituição pretende fortalecer as cadeias produtivas, reduzindo custos, agregando valor e inserindo-as no mercado consumidor.

O representante dos conselheiros Roberto Rovagneli, presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural de Campinas, falou da importância de aprender coisas novas para melhor planejar, de forma sustentável, o segmento da agricultura. “Nós produtores rurais precisamos alimentar o povo, mas para agregar valor à nossa produção, necessitamos tirar benefício disso. É nisso que a CATI exerce um papel bastante satisfatório junto ao produtor rural. Sempre nos acompanhando com a transmissão de tecnologias apropriadas, possibilitando assim, a superação de situações difíceis”.

No Encontro Estadual de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural Foram abordados os temas: Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (Banco do Brasil), Mercado de Hortigranjeiros (Ceasa/Campinas), Planos Regionais de Desenvolvimento Rural (CATI) e Agências de Desenvolvimento (Secretaria Estadual de Desenvolvimento).

Secretário da Agricultura participa das festividades

João Sampaio, secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, secretário adjunto, coordenadores e outras autoridades, participaram do encerramento das atividades dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural.

Na oportunidade, João Sampaio destacou a importância da CATI na modernização da agricultura paulista, já que a inovação é uma das suas características. “Como produtor rural eu posso afirmar que só produzimos o que produzimos hoje, graças à colaboração e orientação dos técnicos da CATI. Ela é e sempre foi vinculada com os produtores rurais. Hoje, precisamos inovar na comunicação, utilizando os novos canais disponíveis, para promover discussões e interagir cada vez mais com o agricultor”.

João Sampaio afirmou que São Paulo é modelo de agricultura sustentável para todo o Brasil e a CATI é modelo de eficiência e que vai levar os produtores rurais a um futuro melhor.

Associações de Produtores Rurais falam sobre experiências de sucesso e expõem seus produtos

Durante as comemorações, houve a Feira de Produtos, onde as associações expuseram e comercializaram artesanatos e alimentos orgânicos e artesanais.

Os produtos expostos representaram a diversidade existente no território paulista e essas organizações de produtores estão integradas em diversas ações desenvolvidas pela CATI, que através de suas Casas da Agricultura está presente em 594 municípios do Estado. Estiveram presentes representantes de pequenos produtores rurais, assentados, quilombolas e indígenas.

Feira do Verde divulga campanha “Mais fruta no seu quintal”

Nessa feira, já tradicional durante a semana de comemorações ao aniversário da CATI, o visitante pode encontrar mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres, frutíferas enxertadas e arborização.

Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, que trabalha cerca de 300 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Além disso, puderam ser encontradas, também, as mudas da campanha “Mais Fruta no seu Quintal”, lançada esse mês pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que tem por objetivo aumentar a oferta de frutas à população, por meio do plantio de frutíferas em áreas urbanas ou rurais. Elas são encontradas em 22 unidades de sementes e mudas e nas 594 Casas da Agricultura, distribuídas em todo o estado de São Paulo.

Durante a Feira uma equipe de técnicos do órgão esteve no local para prestar informações sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades, como cuidar das plantas, etc.

Palestras:

Foram realizadas duas palestras. Uma voltada aos funcionários da instituição sobre Empreendedorismo, ministrada pelo SEBRAE e a outra, direcionada às associações de produtores que vieram dar seus depoimentos em relação às suas experiências bem sucedidas, cujo tema foi Agricultura Familiar: Acesso ao Mercado e Sustentabilidade.

Nenhum comentário: