segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Produtores de Mariápolis diversificam produção

A agricultura familiar tem fundamental importância para o desenvolvimento rural na região oeste paulista. No Município de Mariápolis, especificamente, a diversificação de culturas produtivas na agricultura familiar foi uma das formas que os produtores encontraram para garantir uma renda complementar, permitindo que as famílias permaneçam no campo, evitando assim o êxodo rural.

Para Wagner Dantas da Silva, engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Mariapolis, o maracujá, dentro da área da fruticultura, é uma das melhores culturas por se adaptar a praticamente todos os tipos de solo. “A fruta pode ser cultivada facilmente pelos agricultores familiares para consumo e venda. O maracujá é uma cultura voltada principalmente para a agricultura familiar, porque demanda muita mão-de-obra, que a agricultura familiar tem à disposição”.

Atualmente, a caixa de 11 kg da fruta, com comercialização segura para o CEASA e a indústria chega, em média, a 40 reais.

De acordo com o produtor Luis Brandht, pertencente à microbacia do Córrego dos Ranchos, a cultura do maracujá tem apresentado varias vantagens em relação às culturas de feijão, milho, amendoim que o agricultor explorava antes da fruticultura. ”Com o maracujá, após o inicio da colheita a gente faz dinheiro toda a semana sendo uma forma de se planejar para os novos investimentos na propriedade. Além disso, todas as minhas dúvidas sobre a cultura têm sido solucionadas pelo engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Mariápolis através de visitas à nossa propriedade e palestras no município”.

De acordo com Silva, por se tratar de uma atividade mais intensiva em mão-de-obra e com uma rentabilidade superior por hectares que as culturas de grãos, a produção integrada e a implantação de sistemas agroecológicos para frutas têm atraído uma quantidade crescente de agricultores familiares. “A fruticultura se encaixa perfeitamente à região. Temos como meta incentivar os produtores a desenvolver o cultivo do maracujá, mas também outras frutas de importância como o mamão, a goiaba e a manga, tendo em vista o mercado e a melhor forma de comercialização”.

Nenhum comentário: