quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Vale Histórico quer melhorar a pecuária de leite da região

Nem o forte calor da tarde conseguiu afastar os produtores rurais do Dia de Campo sobre o Projeto CATI Leite, promovido pela Casa da Agricultura, Prefeitura, CATI Regional de Guaratinguetá, com o apoio da HGVet, empresa de produtos veterinários e Calcário Dolomia, em São José do Barreiro, no Vale Histórico Paulista, dia 14 de novembro.

A presença de pecuaristas e técnicos locais e dos municípios vizinhos, inclusive da Emater-RJ, abrilhantou o encontro, que ainda contou com a presença do diretor da CATI Regional de Guaratinguetá, Jovino Paulo Ferreira Neto e do Prefeito Municipal de São José do Barreiro, Artur Barbosa, entusiasta e parceiro da agricultura, acompanhado do secretário municipal, engº agrº Guilherme Winther.

O anfitrião do encontro e proprietário da unidade piloto local, Sítio Riachuelo, no bairro Formoso, Sr. Francisco Marques Mota, o “Seu Chiquinho”, como é conhecido pelos amigos e companheiros, junto da família, sua esposa Maria Cândida, a filha Denise e o filho Cassiano recebeu os visitantes com atenção, carinho e sobretudo, com muita disposição para dar as informações necessárias e principalmente, o seu testemunho sobre os avanços alcançados com a implantação do projeto na sua propriedade.

A história do Seu Chiquinho começou quando, durante a palestra de apresentação do projeto, ele, cheio de motivação, aceitou o desafio e o compromisso de abrir a sua propriedade para a equipe técnica da CATI e da Prefeitura implantar as inovações preconizadas pelo projeto. Associado da Cooperativa de Laticínios de Lorena e Piquete, com a produção de 600 litros diários, sua meta é a redução de custo, através da adequação da alimentação e manejo do rebanho, melhoramento genético e controle zootécnico e contábil da atividade.

União dos municípios para fortalecer a região

As lideranças da região do Vale Histórico, Areias, Arapeí, Bananal, Queluz, São José do Barreiro e Silveiras se uniram com o objetivo de revitalizar os municípios e buscar novos caminhos para incrementar o desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da região.

Como a integração da agropecuária e do turismo é o foco desse grupo de municípios, que visa melhorar a vida da população rural e urbana dessas localidades, a CATI Regional e as Casas de Agricultura estão envolvidas na implantação de programas de sustentabilidade do meio rural.

Nenhum comentário: