sexta-feira, 13 de novembro de 2009

CATI participa da FEILEITE 2009

A FEILEITE 2009 aconteceu no Recinto de Exposições Imigrantes, em São Paulo, no período de 03 a 07 de novembro. A CATI, como todos os anos, participou da Feira como integrante do estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Lá estavam representadas as coordenadorias e institutos, que desenvolvem trabalhos relacionados à produção leiteira.

No dia 04, a Secretaria de Agricultura promoveu um ciclo de palestras voltado à cadeia produtiva do leite. Foram abordados temas como cooperativismo, associativismo e gestão da propriedade. O evento teve como objetivo o fortalecimento do setor. Estiveram presentes produtores rurais, o secretário e o adjunto de Agricultura e Abastecimento, a OCESP, o SEBRAE SP e representantes da Câmara Setorial do Leite.

Segundo o Secretário de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, o sucesso de qualquer cadeia produtiva depende da união. Para ele, o desafio maior é produzir de forma sustentável. “Isso é possível através de programas como o CATI-Leite, que prega a melhor gestão da propriedade leiteira. A partir disso, temos também o FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista, que financia, com juros baixos, matrizes, tanques resfriadores, reforma de pastagens. Podemos dizer que as linhas relacionadas à produção leiteira são as mais acessadas. Mas temos também, o Viva Leite da Codeagro, o SISP para laticínios, da Defesa Agropecuária, o projeto PRUMO, do ITAL, que testa os derivados do leite, entre outros”. João Sampaio destaca que planejamento e gestão da propriedade são fatores importantes para o desenvolvimento de qualquer cadeia produtiva.

A CATI esteve presente no local demonstrando o CATI-Leite, desenvolvendo São Paulo. Na oportunidade, o blog da Secretaria apresentou, ao vivo, as vantagens de integrar o projeto. A palestra de Carlos Pagani Neto ainda está disponível no http://agriculturasp.blogspot.com, para quem quiser interagir e saber mais.

Nenhum comentário: