segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Banana, a fruta que pode melhorar a renda de agricultores no Vale do Paraíba

O Projeto "Bananicultura, Incentivo à Diversificação da Produção e a Geração de Renda, em Pequenas Propriedades Rurais", desenvolvido pela equipe da Cati Regional de Guaratinguetá, sob a coordenação geral do engenheiro agrônomo Madison Nogueira, tem como estratégia principal, a viabilização técnica e econômica da cultura na região.

Com o apoio, envolvimento e integração permanentes do Conselho Regional e Municipais de Desenvolvimento Rural e das Prefeituras, as ações da Casa da Agricultura, de assistência técnica e extensão rural dentro do projeto, no período de 1996 a 2009, tem sido implantado em alguns municípios da região.

Em Piquete, de 1996 a 2002, a produção de banana, da Variedade Prata Anã, atingiu 30 hectares formados (38.900 famílias da fruta), 25 produtores rurais envolvidos, implantou-se uma unidade demonstrativa de multiplicação de matrizes e culminou com a fundação da associação de bananicultores.

Agora, a Regional já comemora os resultados do projeto de bananicultura já evidenciados em São José do Barreiro, desde 2002 até esse ano de 2009. Iniciou-se com o Grupo da Nanica, de 15 produtores rurais envolvidos em 12 hectares de bananais implantados (14.456 famílias). Há uma unidade demonstrativa de multiplicação de matrizes implantada, sendo que, 100% das mudas utilizadas é originária de Micropropagação Vegetativa.

O manejo tem sido orientado pela utilização da condução em sistema de famílias (03 plantas por touceira), dentro do cultivo mínimo e observando-se as práticas de conservação de solo e cobertura vegetal. As tecnologias recomendadas são de ensacamento dos cachos e aprimoramento na climatização das frutas.

A comercialização visa os frutos de mesa, com venda direcionada dentro do próprio município, na merenda escolar e feiras e, também para atacadistas regionais.

Durante todo o projeto se trabalhou na formação da Associação de Produtores de Banana, contando com o apoio do Instituto de Cooperativismo e Associativismo.

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente já estuda a viabilidade de instalação da Micro-Agroindústria para fabricação da Biomassa da Banana Verde (Empresa Vale Mais Alimentos – incubadora na Universidade de Santos-SP), e de fomentar o de processamento artesanal, na forma de banana passa e chips, para agregar valor às frutas.

Segundo o responsável pelo projeto Madison Nogueira, a Cati Regional tem proporcionado excursões técnicas à regiões produtoras, como Miracatú - Vale do Ribeira e São Bento do Sapucaí, municípios do estado de São Paulo e Brasópolis em Minas Gerais.

A motivação e sensibilização sobre o potencial da fruticultura, especialmente a bananicultura na região, é realizado com a promoção de palestras técnicas sobre fertilidade e nutrição, manejo de pragas e doenças, planejamento da produção e de organização rural e ainda, por meio de, demonstrações práticas de novas tecnologias como: multiplicação de mudas, implantação de bananais, condução do sistema de famílias, manejo cultural (cultivo mínimo, desbastes, desbrotas, retirada do coração), ponto de colheita, ensacamento de frutos e climatização , mas sobretudo, apoio à comercialização.

O acompanhamento técnico ao agricultor é realizado através de visitas periódicas de avaliação dos bananais, além de uma análise geral do projeto com os agricultores em reuniões de trabalho, envolvendo também os parceiros.


Fruticultura: uma boa alternativa econômica para a região

No Vale do Paraíba, atualmente, a fruticultura destaca-se como uma boa alternativa para as pequenas propriedades, capaz de gerar renda, manter os produtores no campo e dar melhores condições de sobrevivência às famílias,

É no Vale Histórico também, uma região que tem sua economia essencialmente agrícola, desde a época da cafeicultura no século passado, seguida depois pela pecuária de leite, que ainda hoje, continua como a principal atividade econômica, a fruticultura, especialmente o cultivo de banana tem sido a outra atividade de destaque.

A produção de banana que está concentrada em pequenas propriedades com predominância de trabalho familiar, tem resultado no aumento da renda familiar, pois tem mercado favorável.

O projeto no município de São José do Barreiro, tem elevado a auto- estima do produtor, e eles sentem-se estimulados até para se unirem, destacou o responsável pelo projeto, engenheiro agrônomo Madison Nogueira.

A diversificação agrícola, no caso de São José do Barreiro, deve revitalizar as pequenas propriedades rurais permitindo bons resultados econômicos e a permanência de muitas famílias na zona rural, segundo o secretário municipal de agricultura Guilherme Winther.

A bananicultura, por ser uma atividade adequada e rentável para pequenas áreas tem se mostrado como a principal alternativa, desde que bem conduzida, é capaz de manter a família trabalhando e conseguir um retorno financeiro.

Nas propriedades voltadas para a produção de banana, os produtores estão mais animados e a participação da Casa da Agricultura, da Cati Regional e da Prefeitura, na implantação de métodos de trabalho e formas de associativismo e cooperativismo que permitam a fixação do homem no campo e a geração de renda a partir do trabalho das famílias rurais que dependem das pequenas propriedades para sobreviver tem sido de fundamental importância, afirmou o diretor da Cati Regional de Guaratinguetá.

“Acreditar na organização rural, apoiar a comercialização e propiciar alternativa de renda para pequenas propriedades rurais dos municípios, também contribui para a ocupação ordenada, valorização do espaço rural, geração de mão-de-obra e na diversificação da produção de alimentos”, destacou o prefeito de São José do Barreiro, Artur Barbosa.
BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário: