quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CATI demonstra trabalhos de sucesso de pequenos produtores rurais durante aniversário

A CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral completa, neste mês de novembro, 42 anos e, para comemorar, a instituição preparou uma série de atividades. No dia 24, às 10 horas começa o Encontro Estadual de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio e outras autoridades.

A programação continua no dia 25 com a palestra sobre empreendedorismo e apresentação das experiências de sucesso das Associações de Produtores. No período da tarde, os agricultores participam da palestra Agricultura Familiar: Acesso ao Mercado e Sustentabilidade. Durante o período de 24 a 26, vão funcionar as feiras de Produtos das Associações e a do Verde, que estarão abertas à população.

A solenidade de abertura, as palestras e os depoimentos acontecem no Centro de Treinamento da CATI e as feiras no Centro de Lazer e Integração, situados na Avenida Brasil, 2.340 – Campinas (SP).


Feira das Associações de Produtores Rurais:

Os produtos expostos representam a diversidade existente no território paulista e essas organizações de produtores estão integradas em diversas ações desenvolvidas pela CATI, que através de suas Casas da Agricultura está presente em 594 municípios do Estado.

Os visitantes poderão adquirir durante a Feira as famosas ostras de Cananéia, cultivadas na Reserva Extrativista Quilombola de Mandira; o artesanato e mudas de palmito da mais antiga Associação Indígena do Estado, localizada na Reserva de Rio-Silveiras, em Boracéia, São Sebastião; o artesanato fino, feito de fibra de bananeira, das mulheres da Oficina de Fibra de Mongaguá; maracujá e outros produtos da Associação Passiflora de Adamantina e Região; os produtos dos assentados de Presidente Epitácio. Além disso, serão encontrados os produtos orgânicos e os doces artesanais do município de Joanópolis; os vinhos de uvas finas, produzidos em Vinhedo pelas famílias de imigrantes italianos e espanhóis e ainda pequenos pecuaristas estarão expondo produtos, contando a história da sua comunidade e da formação das Associações, que estão proporcionado melhor acesso ao mercado.


Feira do Verde:

Nessa feira, já tradicional durante a semana de comemorações ao aniversário da instituição, os visitantes encontrarão mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc). Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Durante a Feira uma equipe de técnicos do órgão estará no local para prestar informações sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades, como cuidar das plantas, etc.



Serviço:

Evento: Comemorações dos 42 anos de criação da CATI
Data: 24 a 26 de novembro de 2009
Local: Avenida Brasil, 2340 – Campinas - SP

Nenhum comentário: