sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Secretaria de Agricultura lança campanha “Tenha mais frutas no seu quintal”

Com essa marca, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, lançou em novembro, uma campanha com o objetivo de aumentar a oferta de frutas à população, por meio do plantio de frutíferas, seja em áreas urbanas ou rurais.

Essas mudas podem ser encontradas em 22 unidades da CATI, distribuídas em todo o estado de São Paulo. Armando Portas, diretor do departamento de sementes, mudas e matrizes, destaca que “o objetivo do trabalho desse departamento é disponibilizar aos agricultores paulistas, mudas com qualidades genética e sanitária comprovadas, mas também às populações urbanas que possam ter três ou quatro fruteiras no quintal”.

Os estudiosos em nutrição não se cansam de enfocar as qualidades e os benefícios do consumo de frutas, afirma a nutricionista da CATI, Beatriz Cantusio Pazinato. “As frutas contêm fibras, que regulam o funcionamento dos intestinos, vitaminas e minerais que ajudam na manutenção da saúde, pois participam de várias etapas do nosso metabolismo ou da própria composição corporal. Além disso, as frutas possuem componentes que agem no organismo, produzindo efeitos benéficos para a saúde, podendo auxiliar na redução do risco de diversas doenças, principalmente as crônico-degenerativas, como diabetes, câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares, entre outras.”

“Para empreender esta campanha, o departamento de sementes investiu recursos próprios na ampliação e reforma dos nossos viveiros de mudas, adequando-os às mais modernas exigências técnicas e sanitárias”, comenta Victor Branco de Araújo, diretor do núcleo de produção de mudas de Tietê. “O objetivo é dar segurança e credibilidade, além de permitir a rastreabilidade do que está sendo adquirido,” acrescenta o técnico.

Moradores de cidades de porte médio, como Araçatuba, Avaré, São José do Rio Preto, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e Marília já se acostumaram a procurar os postos de sementes ou de mudas da CATI. É o caso do Senhor Antonio Ângelo Ciocca, proprietário do Sítio Jandaia da Peroba, em Ocauçu, próximo a Bauru. “De vez em quando venho comprar umas ‘mudinhas’ com o pessoal de Bauru, para acrescentar no pomar e com isso, tenho frutas o ano todo.”

Agricultores e moradores de todo o Estado podem se abastecer nas unidades de produção espalhadas em várias cidades, com mudas de excelente qualidade, a preços a partir de R$ 2,00. “Os interessados podem, não só adquirir as mudas em estoque, como encomendar outras em fase de produção. Eventualmente podem ser solicitadas mudas que a CATI ainda não produz”, informa Emmanuel Moraes, diretor do núcleo de produção de mudas de Itaberá. “Para isso, temos um modelo de contrato que garante a entrega futura dessas mudas”, acrescenta o técnico.

Além das frutíferas comerciais, como, caqui, bananas, lichia, figo, ameixa, pêssego, uva, atemóia, castanha-portuguesa e tantas outras, estão à venda as frutíferas silvestres que se prestam para consumo in natura, sucos ou compotas, tais como abio, amora, cabeludinha, jambo, seriguela, tamarindo, cambuci e muitas outras que, além de alimento para humanos, servem para atrair pássaros.

A CATI produz e comercializa, também, mudas florestais de espécies nativas da Mata Atlântica, como ipê, araucária, angico, jacarandá, marica, pau-ferro e tantas outras. Informações podem ser obtidas, no site: www.cati.sp.gov.br/dsmm e pelos telefones (19) 3743 3831/3832 ou pelo 0300 101 0510.

Nos pontos de atendimento há agrônomos e auxiliares que darão noções sobre as escolha das espécies e das variedades, um folder especialmente preparado, com explicações e dicas de como plantar e conduzir um pomar, além de receitas de como produzir sucos, geléias e doces de frutas. Caso o interessado queira informações complementares, pode recorrer à publicação Pomar Doméstico, editada pela CATI e que pode ser encomendada pelo e-mail carmen@cati.sp.gov.br .

Nenhum comentário: