quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Juquitiba conclui os diagnósticos participativos para o PMDRS

Aconteceu, no último dia 07 de novembro, a Conferência do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Juquitiba - PMDRS, uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquitiba, a CATI Regional de Registro e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Juquitiba.

Este evento contou com ampla participação dos representantes dos bairros, assim como dos agricultores familiares e produtores rurais envolvidos nas Cadeias Produtivas do Município, da Prefeita Maria Aparecida Maschio Pires, do Presidente da Câmara Municipal e diversos vereadores, além dos engenheiros agrônomos Luis Antonio de Campos Penteado e Antonio Eduardo Sodrzeieski, diretor técnico e assistente de planejamento da CATI Regional, respectivamente.

O trabalho durou três meses, desde o planejamento das ações até a Conferência Municipal do PMDRS, onde se envolveram setores da prefeitura e da sociedade de Juquitiba. As reuniões ocorreram em nove bairros, sendo duas reuniões por bairro, com o levantamento da realidade de cada um deles e das necessidades da zona rural do município. Além disso, foram eleitos dois delegados de cada bairro, responsáveis por conferir, avaliar e incluir, caso necessário, as reivindicações discutidas nas reuniões dos bairros, junto aos documentos consolidados e apresentados pela SAMA na conferência.

Foram levantadas e diagnosticadas também seis cadeias produtivas (fungicultura, fruticultura, olericultura, pequenas criações, silvicultura e apicultura) utilizando as mesmas ferramentas, o que permitiu uma maior integração dos envolvidos em cada cadeia produtiva, avaliando os gargalos e discutindo alternativas, ações, serviços e infra-estruturas necessárias ao desenvolvimento destas cadeias.

Com este trabalho, garantiram-se a ampla discussão, participação e reivindicação das comunidades rurais, dos agricultores familiares e produtores de Juquitiba, que será a base da construção participativa do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural e, a partir daí, será possível formalizar o convênio e acessar os recursos do Microbacias 2 – Acesso ao Mercado, visando à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento socioeconômico-ambiental de Juquitiba.

Nenhum comentário: