segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de mudas

Mais de cem pessoas se reuniram no dia 12 de novembro de 2009, na Sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Marília, para participar da “Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de Mudas”, que teve como objetivo discutir modelo de produção de maracujá. O evento foi direcionado a todos os agricultores e profissionais das regiões produtoras do Estado de São Paulo.

Na programação da reunião foram tratados os seguintes temas: Mercado do maracujá na Ceagesp de São Paulo, palestra proferida pela Enga Agra Ms. Anita Gutierrrez– CQH/Ceagesp/SP; Situação atual e manejo do Vírus do endurecimento dos frutos do maracujá, assunto abordado pelo Dr. José Carlos Cavichioli – APTA/Adamantina; Situação atual e manejo do vírus do endurecimento dos frutos do maracujá em Presidente Prudente, pelo Dr. Nobuyoshi Narita – APTA/Presidente Prudente; Proposta de novo modelo de sistema de produção de maracujá: manejo de mudas e pomar, pelo Prof. Dr. Aloísio Costa Sampaio – UNESP/FC/Bauru e FCA/Botucatu; Parceria Citrosol e Fundo Passiflora para produção de mudas em ambiente protegido, tratados pelos Engo Agro. Ms Antônio Juliano Ayres e Dr. Ângelo D. Rossi do Fundo Passsiflora e finalmente mesa redonda com os palestrantes sob coordenação do Prof. Dr. Carlos Ruggiero – presidente do site Todafruta e editor-chefe da Revista Brasileira de Fruticultura.

Esta atividade foi realizada pelo Fundo Passiflora, em parceria com a CATI Regional Marilia e o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural do município. Este tema é de extrema importância para agricultura familiar, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo.

No estudo dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, a cadeia produtiva da fruticultura com ênfase em maracujá foi priorizada por sete municípios desta regional.

Os problemas advindo do vírus do endurecimento dos frutos vêm inviabilizando a cultura, motivo pelo qual este assunto foi amplamente discutido e esclarecido entre pesquisa, universidade, extensão e produtores rurais.

Na oportunidade foi feita uma homenagem ao Prof. Dr. Ruggiero por todo o seu empenho em prol da cadeia produtiva do maracujá, com significativa atuação no ensino, pesquisa e extensão.

Nenhum comentário: