Mais de cem pessoas se reuniram no dia 12 de novembro de 2009, na Sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Marília, para participar da “Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de Mudas”, que teve como objetivo discutir modelo de produção de maracujá. O evento foi direcionado a todos os agricultores e profissionais das regiões produtoras do Estado de São Paulo.
Na programação da reunião foram tratados os seguintes temas: Mercado do maracujá na Ceagesp de São Paulo, palestra proferida pela Enga Agra Ms. Anita Gutierrrez– CQH/Ceagesp/SP; Situação atual e manejo do Vírus do endurecimento dos frutos do maracujá, assunto abordado pelo Dr. José Carlos Cavichioli – APTA/Adamantina; Situação atual e manejo do vírus do endurecimento dos frutos do maracujá em Presidente Prudente, pelo Dr. Nobuyoshi Narita – APTA/Presidente Prudente; Proposta de novo modelo de sistema de produção de maracujá: manejo de mudas e pomar, pelo Prof. Dr. Aloísio Costa Sampaio – UNESP/FC/Bauru e FCA/Botucatu; Parceria Citrosol e Fundo Passiflora para produção de mudas em ambiente protegido, tratados pelos Engo Agro. Ms Antônio Juliano Ayres e Dr. Ângelo D. Rossi do Fundo Passsiflora e finalmente mesa redonda com os palestrantes sob coordenação do Prof. Dr. Carlos Ruggiero – presidente do site Todafruta e editor-chefe da Revista Brasileira de Fruticultura.
Esta atividade foi realizada pelo Fundo Passiflora, em parceria com a CATI Regional Marilia e o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural do município. Este tema é de extrema importância para agricultura familiar, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo.
No estudo dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, a cadeia produtiva da fruticultura com ênfase em maracujá foi priorizada por sete municípios desta regional.
Os problemas advindo do vírus do endurecimento dos frutos vêm inviabilizando a cultura, motivo pelo qual este assunto foi amplamente discutido e esclarecido entre pesquisa, universidade, extensão e produtores rurais.
Na oportunidade foi feita uma homenagem ao Prof. Dr. Ruggiero por todo o seu empenho em prol da cadeia produtiva do maracujá, com significativa atuação no ensino, pesquisa e extensão.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de mudas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário