segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Banana, a fruta que pode melhorar a renda de agricultores no Vale do Paraíba

O Projeto "Bananicultura, Incentivo à Diversificação da Produção e a Geração de Renda, em Pequenas Propriedades Rurais", desenvolvido pela equipe da Cati Regional de Guaratinguetá, sob a coordenação geral do engenheiro agrônomo Madison Nogueira, tem como estratégia principal, a viabilização técnica e econômica da cultura na região.

BlogBlogs.Com.Br

Leia mais...

CATI participa da 35ª FAISA

Aconteceu, de 13 a 22 de novembro, a 35ª FAISA – Feira Agropecuária e Industrial de Santo Anastácio na qual a Casa da Agricultura local participou montando um estande conhecido por “Mini Fazenda” ou “Fazendinha”.

A Fazendinha contou com a parceria entre a CATI Regional de Presidente Venceslau, Prefeitura Municipal de Santo Anastácio e Casa da Agricultura.

Durante todos os dias foram realizadas atividades educativas com aproximadamente 1000 crianças da rede publica e da APAE.

As atividades realizadas foram: demonstração da importância do programa CATI Leite, divulgado através de uma maquete com sistema de divisão pastagem implantada no local e palestras; demonstração de ordenha mecânica balde ao pé com palestra sobre higiene e importância do leite na nutrição humana; demonstração de algumas culturas em canteiros, como milho, amendoim, arroz, soja, cebolinha, alface, almeirão, entre outras; demonstração através de maquete de um rio protegido pela mata ciliar e coleta seletiva de lixo. Cada turma de alunos realizou plantio de uma arvore para simbolizar a participação no evento

O estande foi visitado por produtores rurais e diversas pessoas da comunidade durante todos os dias da feira. Todo o trabalho foi coordenado pelos técnicos da Casa da Agricultura de Santo Anastácio, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria do Meio Ambiente.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

CATI: 42 anos trabalhando com o produtor rural

A CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral completou em novembro seu 42º aniversário e para comemorar realizou uma série de atividades.

Leia mais...

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Veja fotos do aniversário da CATI

Leia mais...

Coordenador da CATI fala sobre programas e projetos da instituição



A Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI está comemorando seu 42º aniversário. Durante esses 42 anos, a CATI vem desenvolvendo projetos destinados ao pequeno agricultor, nas áreas de assistência técnica e extensão rural.

Para saber mais sobre sustentabilidade na agricultura, projetos e programas da CATI, sementes, mudas e outras informações, deixe sua dúvida nos comentários.

Patrulhamento Rural é homenageado pelo CMDR de Avaré

Considerado referência na Polícia Militar do Estado de São Paulo, criadores e membros do Patrulhamento Comunitário Rural de Avaré foram homenageados recentemente pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural – CMDR Avaré, com apoio das empresas Terra Tratores, AgroMaia, Rylmac Tratores e do conselheiro Luiz Faraldo.

O evento aconteceu na sede da CATI Regional Avaré e contou com a presença quarenta pessoas entre autoridades civis e militares, produtores rurais, técnicos da CATI, Rogelio Barchetti (prefeito de Avaré), a primeira-dama Sílvia, João Fidelis (presidente da FAMHESP) e demais convidados.

Leia mais...

Coordenador se reúne com funcionários da Regional Marília e entrega kit de informática

Foi realizada no SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Garça, no dia 20 de novembro de 2009, a reunião do Coordenador da CATI, Eng.º Agr.º José Luiz Fontes, com os funcionários da Regional de Marília. Inicialmente foi feita a explanação, pela diretora técnica, Maria de Fátima Caetano Prado, das atividades realizadas no âmbito regional, bem como a apresentação dos funcionários pertencentes ao quadro.

Leia mais...

Juquitiba conclui os diagnósticos participativos para o PMDRS

Aconteceu, no último dia 07 de novembro, a Conferência do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Juquitiba - PMDRS, uma parceria entre a Prefeitura Municipal através da SAMA – Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Juquitiba, a CATI Regional de Registro e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Juquitiba.

Leia mais...

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Associações apresentam experiências de sucesso e comercializam produtos

O Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas, desenvolvido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - CATI, contribuiu, entre outros aspectos, para a formação e fortalecimento de associações de produtores rurais.

Por isso, para comemorar seu 42º aniversário, a CATI traz algumas dessas associações para apresentar suas experiências de sucesso. A apresentação acontece hoje (25), a partir das 14 horas, e amanhã, às 9 horas.

Além disso, uma feira expõe e comercializa produtos das associações, no local. Os visitantes poderão adquirir durante a Feira as famosas ostras de Cananéia, cultivadas na Reserva Extrativista Quilombola de Mandira; o artesanato e mudas de palmito da mais antiga Associação Indígena do Estado, localizada na Reserva de Rio-Silveiras, em Boracéia, São Sebastião; o artesanato fino, feito de fibra de bananeira, das mulheres da Oficina de Fibra de Mongaguá; maracujá e outros produtos da Associação Passiflora de Adamantina e Região; os produtos dos assentados de Presidente Epitácio. Serão encontrados, também, os produtos orgânicos e os doces artesanais do município de Joanópolis; os vinhos de uvas finas, produzidos em Vinhedo pelas famílias de imigrantes italianos e espanhóis e ainda pequenos pecuaristas estarão expondo produtos, contando a história da sua comunidade e da formação das Associações, que estão proporcionado melhor acesso ao mercado.

A Feira das Associações de Produtores Rurais vai até dia 26 de novembro, das 9 às 16 horas.

CATI participa da 21ª EXPOVALE

A EXPOVALE é a maior feira multissetorial da região e acontece de 03 a 06 de dezembro, no Centro Permanente de Exposições do Vale do Ribeira, em Registro/SP. Por sua evolução constante é considerada uma das principais feiras agropecuária, comercial, industrial, de serviços e artesanato do sul do País.

O evento possibilita a integração direta entre as cadeias produtivas, o comércio, o consumidor final e empresas e tem como objetivo atrair investimentos e aquecer o comércio regional. Por essa capacidade de interagir com as comunidades da região, tornou-se uma feira diferenciada pela grande oportunidade de gerar negócios e pelos momentos de lazer extremamente atrativos.

Leia mais...

CATI oferece curso de capacitação e atualização em fitossanidade

Representantes de oito regionais da CATI estiveram, entre os dias 17 e 19 de novembro, em Campinas, participando do curso de atualização nos aspectos fitossanitários da produção agropecuária - Risco Sanitário Zero.

O curso foi ministrado pelo técnico Edson Tadashi Savazaki, da CATI Regional de Lins, e teve o objetivo de capacitar e reciclar os técnicos no uso adequado de defensivos agrícolas.

Durante o curso foram abordados temas como plano individual de manejo de pragas na agropecuária, manejo integrado de pragas e uso correto e seguro dos agrotóxicos, entre outros.

Participaram do curso técnicos das regionais de Bragança Paulista, Campinas, Guaratinguetá, Mogi das Cruzes, Pindamonhangaba, Registro, São Paulo e Sorocaba.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Começa hoje a feira do verde na CATI

A Feira do Verde já é tradicional durante a semana de comemorações do Aniversário da CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integra, que acontece sempre na última semana de novembro. Esse ano a instituição completa 42 anos e as atividades vão de 23 a 27 de novembro.

Na Feira do Verde o visitante encontrará mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc). Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Leia mais...

Produtores de Mariápolis diversificam produção

A agricultura familiar tem fundamental importância para o desenvolvimento rural na região oeste paulista. No Município de Mariápolis, especificamente, a diversificação de culturas produtivas na agricultura familiar foi uma das formas que os produtores encontraram para garantir uma renda complementar, permitindo que as famílias permaneçam no campo, evitando assim o êxodo rural.

Leia mais...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

CATI Regional Franca recebe associações em encontro

Aconteceu no último dia 12 de novembro, no auditório da CATI Regional de Franca, um encontro de associações de produtores rurais. Estiveram presentes representantes de 26 associações e duas cooperativas, além de técnicos da CATI.

Durante o encontro foram divulgados o Microbacias 2, programa que dará continuidade ao Programa Estadual de Microbacias, visando a geração de emprego e renda, bem como a necessidade de fortalecimento das associações e da Federação das Associações de Produtores Rurais do Estado de São Paulo (FAMHESP).

Carlos Eduardo Galletta, técnico da Divisão de Extensão Rural (DEXTRU/CATI) proferiu uma palestra sobre associativismo rural e, depois, conduziu uma dinâmica de grupo.

Durante o encerramento do evento, Pedro Cesar Avelar, diretor da CATI Regional, pediu às associações que sejam parceiras das Casas da Agricultura, destacando a importância de fortalecimento de ambas e de seus projetos. Segundo Avelar, "o evento foi bastante produtivo e participativo".

CATI demonstra trabalhos de sucesso de pequenos produtores rurais durante aniversário

A CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral completa, neste mês de novembro, 42 anos e, para comemorar, a instituição preparou uma série de atividades. No dia 24, às 10 horas começa o Encontro Estadual de Conselhos Regionais de Desenvolvimento Rural, com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio e outras autoridades.

A programação continua no dia 25 com a palestra sobre empreendedorismo e apresentação das experiências de sucesso das Associações de Produtores. No período da tarde, os agricultores participam da palestra Agricultura Familiar: Acesso ao Mercado e Sustentabilidade. Durante o período de 24 a 26, vão funcionar as feiras de Produtos das Associações e a do Verde, que estarão abertas à população.

A solenidade de abertura, as palestras e os depoimentos acontecem no Centro de Treinamento da CATI e as feiras no Centro de Lazer e Integração, situados na Avenida Brasil, 2.340 – Campinas (SP).


Feira das Associações de Produtores Rurais:

Os produtos expostos representam a diversidade existente no território paulista e essas organizações de produtores estão integradas em diversas ações desenvolvidas pela CATI, que através de suas Casas da Agricultura está presente em 594 municípios do Estado.

Os visitantes poderão adquirir durante a Feira as famosas ostras de Cananéia, cultivadas na Reserva Extrativista Quilombola de Mandira; o artesanato e mudas de palmito da mais antiga Associação Indígena do Estado, localizada na Reserva de Rio-Silveiras, em Boracéia, São Sebastião; o artesanato fino, feito de fibra de bananeira, das mulheres da Oficina de Fibra de Mongaguá; maracujá e outros produtos da Associação Passiflora de Adamantina e Região; os produtos dos assentados de Presidente Epitácio. Além disso, serão encontrados os produtos orgânicos e os doces artesanais do município de Joanópolis; os vinhos de uvas finas, produzidos em Vinhedo pelas famílias de imigrantes italianos e espanhóis e ainda pequenos pecuaristas estarão expondo produtos, contando a história da sua comunidade e da formação das Associações, que estão proporcionado melhor acesso ao mercado.


Feira do Verde:

Nessa feira, já tradicional durante a semana de comemorações ao aniversário da instituição, os visitantes encontrarão mudas de plantas ornamentais, frutíferas silvestres (grumixama, pitanga, araçá, etc), frutíferas enxertadas (pêssego, nêspera, uva, etc) e arborização (ipês, chuva de ouro, quaresmeira, etc). Essas mudas são produzidas pela CATI, através do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da Cati, que trabalha cerca de 270 espécies diferentes. Toda a produção atende critérios técnicos, proporcionando plantas de qualidade genética e sanitária.

Durante a Feira uma equipe de técnicos do órgão estará no local para prestar informações sobre plantio, plantas adequadas para arborização, curiosidades, como cuidar das plantas, etc.



Serviço:

Evento: Comemorações dos 42 anos de criação da CATI
Data: 24 a 26 de novembro de 2009
Local: Avenida Brasil, 2340 – Campinas - SP

Vale Histórico quer melhorar a pecuária de leite da região

Nem o forte calor da tarde conseguiu afastar os produtores rurais do Dia de Campo sobre o Projeto CATI Leite, promovido pela Casa da Agricultura, Prefeitura, CATI Regional de Guaratinguetá, com o apoio da HGVet, empresa de produtos veterinários e Calcário Dolomia, em São José do Barreiro, no Vale Histórico Paulista, dia 14 de novembro.

A presença de pecuaristas e técnicos locais e dos municípios vizinhos, inclusive da Emater-RJ, abrilhantou o encontro, que ainda contou com a presença do diretor da CATI Regional de Guaratinguetá, Jovino Paulo Ferreira Neto e do Prefeito Municipal de São José do Barreiro, Artur Barbosa, entusiasta e parceiro da agricultura, acompanhado do secretário municipal, engº agrº Guilherme Winther.

Leia mais...

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de mudas

Mais de cem pessoas se reuniram no dia 12 de novembro de 2009, na Sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Marília, para participar da “Reunião Técnica do Maracujazeiro - Produção de Mudas”, que teve como objetivo discutir modelo de produção de maracujá. O evento foi direcionado a todos os agricultores e profissionais das regiões produtoras do Estado de São Paulo.

Na programação da reunião foram tratados os seguintes temas: Mercado do maracujá na Ceagesp de São Paulo, palestra proferida pela Enga Agra Ms. Anita Gutierrrez– CQH/Ceagesp/SP; Situação atual e manejo do Vírus do endurecimento dos frutos do maracujá, assunto abordado pelo Dr. José Carlos Cavichioli – APTA/Adamantina; Situação atual e manejo do vírus do endurecimento dos frutos do maracujá em Presidente Prudente, pelo Dr. Nobuyoshi Narita – APTA/Presidente Prudente; Proposta de novo modelo de sistema de produção de maracujá: manejo de mudas e pomar, pelo Prof. Dr. Aloísio Costa Sampaio – UNESP/FC/Bauru e FCA/Botucatu; Parceria Citrosol e Fundo Passiflora para produção de mudas em ambiente protegido, tratados pelos Engo Agro. Ms Antônio Juliano Ayres e Dr. Ângelo D. Rossi do Fundo Passsiflora e finalmente mesa redonda com os palestrantes sob coordenação do Prof. Dr. Carlos Ruggiero – presidente do site Todafruta e editor-chefe da Revista Brasileira de Fruticultura.

Esta atividade foi realizada pelo Fundo Passiflora, em parceria com a CATI Regional Marilia e o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural do município. Este tema é de extrema importância para agricultura familiar, gerando emprego e renda e fixando o homem no campo.

No estudo dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável, a cadeia produtiva da fruticultura com ênfase em maracujá foi priorizada por sete municípios desta regional.

Os problemas advindo do vírus do endurecimento dos frutos vêm inviabilizando a cultura, motivo pelo qual este assunto foi amplamente discutido e esclarecido entre pesquisa, universidade, extensão e produtores rurais.

Na oportunidade foi feita uma homenagem ao Prof. Dr. Ruggiero por todo o seu empenho em prol da cadeia produtiva do maracujá, com significativa atuação no ensino, pesquisa e extensão.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Secretaria de Agricultura lança campanha “Tenha mais frutas no seu quintal”

Com essa marca, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, através da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, lançou em novembro, uma campanha com o objetivo de aumentar a oferta de frutas à população, por meio do plantio de frutíferas, seja em áreas urbanas ou rurais.

Essas mudas podem ser encontradas em 22 unidades da CATI, distribuídas em todo o estado de São Paulo. Armando Portas, diretor do departamento de sementes, mudas e matrizes, destaca que “o objetivo do trabalho desse departamento é disponibilizar aos agricultores paulistas, mudas com qualidades genética e sanitária comprovadas, mas também às populações urbanas que possam ter três ou quatro fruteiras no quintal”.

Leia mais...

Festa da Banana reúne produtores em São Bento do Sapucaí

A Prefeitura Municipal de São Bento do Sapucaí realiza nos dias 14 e 15 de novembro, a 5ª Festa da Banana.

O evento conta com o apoio da CATI e vai contar com exposição de produtos agropecuários e mudas frutíferas, barracas de artesanato e comidas típicas.

A programação inclui ainda palestras sobre crédito rural, shows, apresentações e concursos.

Informações:
CATI Regional Pindamonhangaba – (12) 3643-2022

CATI participa da FEILEITE 2009

A FEILEITE 2009 aconteceu no Recinto de Exposições Imigrantes, em São Paulo, no período de 03 a 07 de novembro. A CATI, como todos os anos, participou da Feira como integrante do estande da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Lá estavam representadas as coordenadorias e institutos, que desenvolvem trabalhos relacionados à produção leiteira.

No dia 04, a Secretaria de Agricultura promoveu um ciclo de palestras voltado à cadeia produtiva do leite. Foram abordados temas como cooperativismo, associativismo e gestão da propriedade. O evento teve como objetivo o fortalecimento do setor. Estiveram presentes produtores rurais, o secretário e o adjunto de Agricultura e Abastecimento, a OCESP, o SEBRAE SP e representantes da Câmara Setorial do Leite.

Leia mais...

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CATI realiza atividades em comemoração à Semana de Agricultura Orgânica

Acontece de 11 a 15 de novembro, em Campinas, a Semana de Agricultura Orgânica. O evento oferece feira itinerante de produtos e minicursos relacionados ao tema.

A feira de produtos orgânicos acontece no Bosque dos Jequitibás (11/11), Centro de Convivência (13/11) e no estacionamento do Parque Ecológico Monsenhor Salim (15/11).

Já os minicursos serão todos ministrados na quinta-feira (12) no auditório da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), das 9:30 às 17 horas. As inscrições são gratuitas.

Programação
12 de novembro

08:00 – Inscrições
09:00 – Abertura
09:30 às 11:30 – Minicurso: Horta em vasos – teoria
13:30 às 17:00 – Minicurso: Manejo agroecológico da pequena propriedade rural
13:30 às 17:00 – Minicurso: Horta em vasos - prática

Informações
CATI Regional Campinas – (19) 3743-3875, com Sheila

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

19º Furusato Matsuri - Festival Agrícola de Mogi das Cruzes

Acontece nos dias 14 e 15 de novembro, o 19º Furusato Matsuri - Festival Agrícola de Mogi das Cruzes.

O evento é uma realização da Associação dos Agricultores de Cocuera e conta com a colaboração da CATI.

Os participantes do festival concorrem a prêmios como notebook, câmera digital, bicicletas, entre outros.

Confira a programação (clique para ampliar):

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Congresso reúne associações de Microbacias

Mais de cem pessoas se reuniram nos dias 27 e 28 de outubro, em Iacanga, para participar do 5º Congresso de Associações de Microbacias. O evento, realizado pela CATI em conjunto com a Federação de Associações de Produtores Rurais das Microbacias Hidrográficas (FAMHESP), teve como objetivo possibilitar a troca de experiências entre os dirigentes das associações, a fim de fortalecer a organização rural nas comunidades abrangidas pelo Programa de Microbacias.

A abertura ocorreu no dia 27 com a presença de autoridades municipais. Participaram do evento 50 associações do Estado, representando os 10 Núcleos Regionais da FAMHESP, que abrangem todo Estado.

Leia mais...

CATI promove capacitação de extensionistas envolvidos com comunidades indígenas

Aconteceu entre os dias 3 e 5 de novembro, em Campinas, o I Encontro de Formação em Extensão Rural Indígena, promovido pela CATI com o objetivo de capacitar os técnicos das Regionais e Casas da Agricultura envolvidos no trabalho com os povos indígenas, bem como constituir a rede de assistência técnica e extensão rural (ATER) indígena no Estado de São Paulo.

Leia mais...

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Programa Pró–Trator traz resultados positivos para a agricultura familiar em Cerquilho

No último dia 30 de outubro foram entregues no município de Cerquilho 20 tratores, sendo quatorze para produtores locais e mais seis para agricultores de Tietê. Quatorze desses equipamentos fazem parte do Programa Pró-trator que está em vigor desde janeiro de 2009, com subsídio total dos juros, pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento, através do FEAP – Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista. Durante essa etapa, foram liberados em todo o Estado de São Paulo 1.428 tratores entre 50 e 120 cv, onde foram investidos R$ 110.648.062,67. Os outros seis tratores foram financiados pelo Programa Mais Alimento, financiado pelo Pronaf, cujas declarações de aptidão também são emitidas pelas Casas da Agricultura.

Leia mais...

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Grupo de artesanato de Mongaguá participa de Feira em Campinas

Entre os dias 5 e 8 de novembro, integrantes da Oficina da Fibra do município de Mongaguá participam da ECOSOL - VI Feira de Economia Solidária, que acontece no Largo do Rosário, em Campinas. As mulheres que compõem a oficina trabalham com fibra de bananeira na região litorânea, tem um trabalho comprometido com o ambiente e que trouxe grandes benefícios econômicos e sociais.

A banana é uma cultura presente em todo litoral paulista e oferece várias possibilidades, desde a comercialização fruta in natura até o aproveitamento do pseudocaule. É dessa parte desprezada da planta que as produtoras rurais ou moradoras da área rural começaram a fazer papel e peças de artesanato, como mandalas, agendas, bandejas, flores, caixas, luminárias, jogos americanos, cartões que comercializam em feiras e eventos locais e regionais.

Leia mais...

VI Feira Regional de Economia Solidária de Campinas

Acontece, em Campinas, de 4 a 8 de novembro, a VI Feira Regional de Economia Solidária (ECOSOL), um espaço de divulgação e comercialização dos produtos e serviços de grupos organizados.

Leia mais...