segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

CATI Regional Botucatu participa de reunião de planejamento do patrulhamento rural no município

Aconteceu no último dia 2 de dezembro, na sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Botucatu, uma reunião envolvendo o Comando da Polícia Militar no município, representantes da Prefeitura Municipal (Sub-Secretaria de Agricultura e Secretaria de Planejamento), representantes da Guarda Civil municipal, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e técnicos da CATI Regional Botucatu.

Esta reunião teve como objetivo discutir como o patrulhamento rural no município pode ser aperfeiçoado, e o que cada instituição pode fazer para ajudar no cumprimento desse objetivo.

O tema segurança, foi um dos assuntos que ganharam importância nas diversas reuniões realizadas com os produtores do município para elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, e esta aproximação das diversas entidades já é fruto desse planejamento.

Inicialmente, o engenheiro agrônomo Ricardo Chiarelli, da Unidade Técnica de Engenharia de Botucatu, mostrou como exemplo de sucesso o Projeto de Segurança Rural do Município de Laranjal Paulista. Neste projeto foi realizado o mapeamento das estradas rurais do município, a nomeação e colocação de placas de identificação nas estradas municipais, e o mapeamento da estrutura fundiária municipal com a identificação das propriedades.

Em comum acordo com os presentes ficou definido que o primeiro passo para melhorar o patrulhamento rural no município, seria atualizar o mapa das estradas rurais do município, numa parceria entre a CATI/UTE e a Prefeitura municipal, sendo realizada em janeiro de 2010.

Ficou definido também que os policiais irão percorrer a zona rural, cadastrando todas as propriedades e fazendo o georreferenciamento de pontos nas porteiras das mesmas. Estes pontos serão plotados e identificados nos mapas atualizados de estradas rurais, o que tornará a localização das propriedades muito mais eficiente.
Para fazer o acompanhamento e monitoramento das atividades a equipe se reunirá a cada dois meses para apresentação de resultados e de novas iniciativas.

Um comentário:

ANTONIO RANGEL disse...

PARABÉNS PELA INICIATIVA .

O EDR DE AVARÉ TAMBÉM ESTÁ APOIANDO O PATRULHAMENTO RURAL , QUE NO MUNICÍPIO FOI IMPLANTADO A 6 ANOS , A PEDIDO DO CONSELHO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL DE AVARÉ .
A PARCERIA CATI BOTUCATU E PM É IMPORTANTE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO PRODUTOR RURAL

RANGEL

DIRETOR CATI/ EDR DE AVARÉ