segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CATI Regional Limeira realiza oficina de planejamento e elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável

O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável e a CATI Regional de Limeira se reuniram, nos últimos dias 14 e 15 de dezembro, na Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) em Leme para uma oficina que contou com a presença de 32 conselheiros e técnicos.

Na ocasião, o diretor da Regional, Carlos Tessari Habermann, fez a abertura do evento e falou sobre a importância do Conselho em articular e regular políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. “Criar melhores condições para os agricultores é uma meta a ser cumprida pelo Conselho. Para isso, utilizaremos o Plano Regional, para realizar ações e atingir o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou o diretor.

Durante este encontro também foram empossados os novos presidente e vice-presidente do conselho. Para isto, foi realizada votação dos presidentes e conselheiros dos CMDR. O médico veterinário Ricardo José Schmidt, presidente do CMDR de Rio Claro foi eleito com maioria dos fotos como presidente do Conselho Regional, tendo como vice-presidente o Sr. José Eduardo Bonilha Ribeiro, do CMDR de Porto Ferreira.

Na sequência do evento, o Eng.º Agrônomo Vivaldo Alberto Viganó do EDR de Limeira apresentou uma consolidação dos Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável elaborados na Regional (principais cadeias produtivas e programas presentes nos planos municipais) e o modelo do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável. Foram definidas como estratégias de elaboração do Plano Regional, reuniões de trabalho mensais, o diagnóstico participativo das cadeias produtivas e dos principais problemas do meio rural.

A próxima reunião do Conselho ocorrerá dia 26 de janeiro de 2010, no Sindicato Rural de Rio Claro.

Nenhum comentário: