quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Leite é tema de encontro técnico

Realizado recentemente na sede da CATI, em Campinas, o II Encontro Técnico da Cadeia Produtiva do Leite abordou os temas mastite e qualidade do leite, importância das vacinações para o risco sanitário zero, leucose linfóide, adequação ambiental, manejo reprodutivo do gado leiteiro, manejo da pastagem e do canavial, a agricultura sob o ponto de vista europeu e conforto e bem estar animal.

Ministraram as palestras os professores Marcos Veiga dos Santos (USP), Eduardo Harry Birgel Junior (USP), Maria Luiza Nicodemo (EMBRAPA Pecuária Sudeste), Denilson Valim Torres, Josivaldo (UFSCAR), André Luiz Monteiro Novo (EMBRAPA Pecuária Sudeste) e Arthur Chinelato de Camargo (EMBRAPA Pecuária Sudeste).

O encontro reuniu veterinários, zootecnistas e agrônomos da CATI para aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimento dos responsáveis técnicos do Projeto CATI Leite, desenvolvido em 309 municípios e mais de mil propriedades rurais paulistas.

Outro objetivo do encontro foi o de promover o debate sobre a importância da prevenção de doenças e sanidade dos rebanhos e sua relação com qualidade do leite produzido e o aumento da renda do pequeno produtor rural. Na abertura do evento, Carlos Pagani Neto, gerente técnico do Projeto CATI Leite falou sobre a evolução programa no Estado de São Paulo desde o ano de 2.000 e os desafios para o próximo ano.

Já o agrônomo João Brunelli Junior, representando o coordenador José Luiz Fontes, afirmou que o Brasil ainda enfrenta problemas de ordem sanitária no mercado externo, mas destacou o grande potencial do Estado de São Paulo na produção de leite e seus derivados e explicou que a intenção da CATI é aprimorar o Projeto CATI Leite, com a introdução das boas práticas de manejo na produção visando maior qualidade do leite produzido e expandir toda a cadeia produtiva. “Temos de fortalecer o pequeno e médio pecuarista”, completou Brunelli.

Nenhum comentário: