segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Encontro de mulheres do Vale do Paraíba discute as questões do campo

O VI Encontro Regional de Mulheres do Vale do Paraíba – Capacitando para a Sustentabilidade do Meio Rural, realizado em novembro, no município de Redenção da Serra, Vale do Paraíba, reforçou o compromisso da CATI com a questão de gênero. “As mulheres são uma parte essencial para o desenvolvimento rural sustentável, pois elas têm papel fundamental na agricultura familiar, contribuindo com o trabalho nas propriedades”, explicou o engenheiro agrònomo Paulo Queiroz, diretor da CATI Regional de Pindamonhangaba.

O evento anual é uma iniciativa da CATI Regional há seis anos e conta com o apoio das prefeituras municipais e outras entidades públicas e privadas. “O encontro é sempre muito proveitoso, pois destaca a importância da participação feminina na formação da renda familiar no campo, promove a troca de conhecimentos para o desenvolvimento das comunidades rurais e apresenta políticas públicas existentes nos governos federal e estadual”, destacou Cristiane Hungria, uma das organizadoras do encontro. “Com a realização dos encontros promovemos uma reflexão sobre o papel da mulher no setor agropecuário, buscando assim, a melhoria da qualidade de vida das famílias rurais”, salientou.

Além de profissionais das Casas da Agricultura, participam representantes de movimentos sociais, sindicatos, associações, conselhos, ligados ao segmento e profissionais de prefeituras municipais.

Na programação em Redenção da Serra, que contou com a presença de 80 mulheres, houve discussão sobre a participação feminina na vida rural e sua evolução no mercado de trabalho no campo; a saúde e o poder feminino e o empreendorismo no espaço rural, com enfoque no turismo sustentável.

Nenhum comentário: