segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Evento discute plantas medicinais e aromáticas

O estímulo ao uso da técnica de adubação verde foi um dos objetivos do II Encontro dos Produtores do Projeto “Fomento ao cultivo orgânico de plantas medicinais e aromáticas do Vale do Paraíba”, que aconteceu no final de novembro em Pindamonhangaba.

O evento foi uma promoção do Pólo Regional da Apta do Vale do Paraíba, da Surya Brasil ,Fundag e apoio da CATI Regional de Pindamonhangaba e oficializou a parceria da empresa Surya e a Fundag.

Além da apresentação e assinatura dos termos do convênio, o pesquisador Antonio Carlos Devide abordou o tema “Adubação Verde em Sistemas Agroecológicos de Produção”. "A parceria é muito importante, pois a Surya é uma empresa muito respeitada e nós estaremos dando todo o suporte técnico cientifico", explicou Sandra Maria Pereira da Silva, pesquisadora cientifica da Apta, especializada em plantas medicinais.

O convênio visa capacitar os 12 agricultores orgânicos que irão trabalhar espécies de plantas aromáticas como o capim limão, a hortelã e o alecrim. O coordenador do Sistema de Gestão Integrada da Surya, Felipe Caranassios, disse o quanto essa parceria é necessária. ”O convênio visa trazer aos produtores atividades de capacitação e acompanhamento”. O primeiro grupo de agricultores interessados está localizado em São Bento do Sapucaí e conta com o apoio da Casa da Agricultura, Prefeitura e Senar.

Em diagnóstico sobre a cadeia de produção de plantas medicinais, aromáticas e condimentares na região do Vale do Paraíba, especialistas do Pólo Regional/Apta, da CATI e da Unesp, com o apoio da Fapesp, identificaram as plantas mais produzidas em 35 municípios como capim limão, hortelã, alecrim, manjericão, milfolhas, cebolinha, malva, salsinha, arruda, boldo, carqueja, cavalinha, coentro, erva-doce e tansagem. As plantas que são as mais indicadas para uso são hortelã, guaco, erva-cidreira, carqueja, tansagem, poejo, quebra-pedra, babosa, alecrim, arruda, erva-doce, boldo, bálsamo e camomila.

Os resultados obtidos na pesquisa são utilizados para subsidiar a definição de estratégias de extensão rural e pesquisa de plantas medicinais, aromáticas e condimentares para a região.

Nenhum comentário: