segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Oficina réune ténicos e produtores para o planejamento do setor rural

A CATI Regional de Pindamonhangaba realizou no dia 15 de dezembro, a I Oficina de Planejamento Participativo - “Construindo o Desenvolvimento Rural Sustentável dos Municípios”, com o objetivo de definir diretrizes regionais, envolvendo técnicos, produtores rurais organizados e representantes dos conselhos municipais, das regiões da Serra do Mar, Mantiqueira e das margens da Rodovia Presidente Dutra.

Foi um dia de discussão e atividades interativas, quando o processo participativo gerou da Regional e demais organizações e instituições parceiras, o comprometimento com a promoção de outros encontros setoriais, envolvendo diferentes atores, através de reuniões técnicas e outras formas de debate, agendadas para acontecer durante a elaboração do plano regional, que deverá adicionar subsídios para a implantação das atividades propostas.

“Decidimos pela organização de uma sequência de oficinas para definir linhas e estratégias de ação, através de uma análise da situação atual e futura, para estruturar o planejamento. Vamos debater os problemas e propostas, embasado na situação das cadeias produtivas da região”, destacou o diretor da Regional, Paulo Queiroz.

As reuniões serão realizadas em diferentes locais, períodos distintos e divididos por semelhanças de caracterização, de forma a viabilizar a participação do maior número possível de representantes e a organização das informações obtidas.

Destacou-se 10 cadeias - Pecuária de Leite, Rizicultura, Olericultura, Fruticultura, Eucalipto, Piscicultura, Plantas Medicinais, Turismo e Artesanato -, que serão analisadas de forma independente, para depois estabelecer a conexão das propostas a serem incorporadas no plano regional. “Essa conexão é de grande importância no planejamento participativo, uma vez que, os programas serão definidos com base nas prioridades estabelecidas nas oficinas de planejamento”, completou Paulo Queiroz.

Nenhum comentário: