segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CATI Regional Ribeirão Preto realiza curso sobre uso correto de agrotóxicos

Pensando na saúde do trabalhador rural, a CATI Regional Ribeirão Preto deu inicio à programação de cursos sobre o uso correto de agrotóxicos, equipamentos de proteção e descarte de embalagens, dentro do Programa Risco Sanitário Zero da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Considerando o uso intensivo de agrotóxicos na região e que seu uso de forma incorreta coloca em risco a saúde do produtor e de sua família, além de provocar a contaminação do meio ambiente, e visando atender plano de governo que tem como base a habilitação dos trabalhadores deste setor na agricultura, faz-se necessária a capacitação e certificação dos trabalhadores rurais aplicadores de agrotóxicos.

Foram realizados dois cursos, sendo um em Santa Rita do Passa Quatro, com a presença de 22 pessoas e um em Ribeirão Preto atendendo toda a região com 64 inscritos. O curso foi dado pelo Engenheiro Agrônomo Antonio Carlos Lipoli que tratou de assuntos como formas de exposição aos agrotóxicos, sinais e sintomas de intoxicação e medidas de primeiros socorros, destinação final de embalagens vazias, entre outros.
Foi realizada parte pratica, com regulagem de pulverizadores costais, demonstração de EPI e formação de grupos para leitura de rótulos e após apresentação dos grupos.

Nenhum comentário: