segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Conselho recebe apoio da CATI para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável


Após várias reuniões dos Conselhos Municipais da região, os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) estão em fases finais de elaboração. Agora chegou a vez do Conselho Regional elaborar o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável (PRDR).

Com esse propósito, a CATI Regional de Andradina promoveu nos dias 09 e 10 dezembro na Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis, uma Oficina de Trabalho, objetivando a mobilização do Conselho Regional para priorização das Cadeias Produtivas e estabelecer estratégias de ações para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável com metas previstas para 4 anos (2010 /2013). Este Plano deverá contemplar as cadeias produtivas mais importantes, presentes na maioria dos municípios da região, que contribuem para o desenvolvimento rural de forma sustentável.

Sua elaboração conta com os princípios de metodologia participativa, ouvindo os membros do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural, da mesma forma como ocorreu com os Conselhos Municipais em seus respectivos municípios, com a participação das comunidades rurais de forma representativa, bem como das autoridades constituídas de diversos órgãos oficiais ligadas diretamente ao setor agropecuário, que deram uma grande contribuição para a conclusão dos trabalhos. Vale lembrar que as metas e as ações propostas no Plano, contemplam todos os elos da cadeia produtiva, desde o sistema de produção agropecuária envolvendo a utilização de insumos e máquinas agrícolas, transporte, industrialização dos produtos, comercialização até chegar ao consumidor final.

Dessa maneira será possível diagnosticar os pontos de estrangulamento das diversas cadeias, estudando de forma organizada os seus elos, analisando suas potencialidades e dificuldades gerais, que poderão contribuir para o surgimento de novas oportunidades para fortalecimento do setor rural e melhoria da qualidade de vida das famílias do campo.

Além da preocupação com os fatores tecnológicos, em busca de melhoria da produtividade agropecuária, esse planejamento também é voltado para os aspectos sociais, econômicos e ambientais. Tanto é que estão sendo levantados os dados nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte, esporte, lazer e de meio ambiente no setor rural para priorização de metas de médio e longo prazo, objetivando o bem estar dessas comunidades rurais.

Outro ponto positivo desses Planos Municipais e do Plano Regional é que, de posse desse planejamento, as administrações municipais poderão buscar recursos através de políticas públicas estadual e federal para investimentos tanto no setor agropecuário de seus municípios, como coletivamente para toda a região.

Além das cadeias produtivas já indicadas para os municípios, os membros do Conselho Regional já elegeram nessa oficina, as 5 cadeias mais importantes para a região em ordem de prioridade respectivamente: Leite, Carne Bovina, Fruticultura, Olericultura e Cana-de-Açúcar, levando em conta que a região de Andradina possui 13 municípios.

Nenhum comentário: