quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Frutas vermelhas renascem como opção para regiões de clima temperado



Os pequenos frutos vermelhos como amora, mirtilo e framboesa, mas também outras frutas de clima temperado e uva para vitivinicultura renascem como alternativa rentável na região do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Uma das vantagens desse tipo de cultivo é o alto valor agregado, já que as frutas além do consumo “in natura” podem ser utilizadas na confecção de geléias e doces. Outro benefício é a possibilidade de utilização de pequenas áreas, sendo portanto indicado aos pequenos agricultores.

As frutas de clima temperado foram implantadas no Brasil por Dom Pedro II, com recursos do império. Na época abasteciam o Vale do Paraíba e o Sul de Minas Gerais. Mas, a dificuldade de transporte, principalmente do vinho, era muito grande, pois chegava a demorar até três meses para transpor as serras da região. Foi nessa época que surgiram as ferrovias, mas com a Proclamação da República e a ida de Dom Pedro para Paris essa atividade deixou de existir.

Quem conta essa história é a engenheira agrônoma Silvana Catarina Sales Bueno, do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral. Ela explica que na década de 50 houve a reimplantação das frutas de clima temperado na região, com a realização de um seminário sobre o assunto em Campos dos Jordão. Mas com a industrialização do Vale do Paraíba, acabou não dando certo.

Em 2006, a CATI, resgatou esses cultivos através do departamento de sementes e mudas, com a produção de mudas de frutas vermelhas, uva para vinho, maçã, oliveira, noz macadâmia e outras culturas de clima temperado. Desde então, segundo o diretor do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí, Amélio José Berti, vem divulgando esses cultivos e difundindo novas tecnologias, possibilitando uma alternativa economicamente viável para os pequenos produtores rurais, já que tem grande valor agregado.

No ano passado o III Seminário sobre Fruticultura de Clima Temperado, deu ênfase à maçã, oliveira, frutos vermelhos, figo, marmelo e morango. Na quarta edição, além da framboesa, mirtilo e amora, foi dado enfoque à vitivinicultura e contou com a participação de 150 pessoas entre técnicos, produtores e outros interessados no setor. Esse ano, nos dias 02 e 03 de dezembro, o evento reuniu diversos municípios de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e outros estados do Brasil.

Com a realização dos seminários para a difusão das tecnologias, muitos produtores estão apostando nesse tipo de cultivo. É o caso Rodrigo Ismael Veraldi, do viveiro Frutopia, um apaixonado por fruticultura. Na sua propriedade, bastante diversificada, ele cultiva pequenas frutas vermelhas, uma série de variedades de uva para vinho, azeitonas, ornamentais exóticas, pêssegos, entre outras. Tem um pomar semi-adensado com nectarina, ameixa e pera. Rodrigo explica, que tem uma pequena plantação experimental de oliveiras. Com uma área de seis mil metros quadrados e 1.400 pés, a vitivinicultura já teve sua primeira colheita e, só esse ano, foram de 500 a 700 garrafas de vinho.

Já o produtor Ricardo Salles, do Sítio Pacha Mamma, situado em Nova Friburgo no Rio de Janeiro, comprou a propriedade de 30 hectares há dois anos e agora vai introduzir as frutas vermelhas. Seu objetivo é aplicar a tecnologia própria, que vem desenvolvendo há alguns anos, na produção de geléias. Além disso, vai plantar uva de mesa, niagara rosada e branca para consumo in natura. Ricardo explica que no futuro pretende produzir também vinho, mas por enquanto vai ficar com as geléias e doces, produzidos com as frutas vermelhas, de forma orgânica.

Os interessados na aquisição das mudas de frutas vermelhas, uvas para produção de vinho, entre outras, devem entrar em contato através do site www.cati.sp.gov.br para encomendar as mudas, já que não são produzidas em larga escala ou buscar informações na Casa da Agricultura do seu município.

Nenhum comentário: