segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CATI promove "Tarde no Campo" em Serra Negra

As Casas da Agricultura de Serra Negra e Monte Alegre do Sul promoveram no dia 04 de dezembro uma “Tarde no Campo”, que contou com mais de 80 participantes, evento realizado na propriedade do Sr. Décio Anghinoni, Sítio São Carlos, Bairro do Barrocão no município de Serra Negra.

A programação abordou o diagnóstico de doenças na lavoura do café, crédito rural (Pronaf) e a apresentação de máquinas e equipamentos.

Flávia Patrício, do Departamento de Fitopatologia do Instituto Biológico de Campinas, proferiu a palestra sobre diagnóstico de doenças na lavoura do café com ênfase para a Mancha Aureolada e Phoma que estão assolando os cafezais da região.

Em seguida, o Zootecnista Emanuel Haddad Perdão, da CATI Regional de Bragança Paulista, em conjunto com o Gerente do Banco do Brasil da Agência de Serra Negra José Vicente Marques apresentaram as linhas de financiamento disponíveis para Agricultura Familiar (Pronaf) na safra 2009/2010. A agência, em parceira com as Casas da Agricultura de Serra Negra e Monte Alegre do Sul, liberou pelo Pronaf na safra de 2008/2009 o valor de R$ 1.794.955,81 a 292 propriedades rurais de Serra Negra e Monte Alegre do Sul.

Encerrando a programação foi realizada uma demonstração das máquinas e equipamentos da Agrale/Lavrale. A empresa aproveitou a “Tarde no Campo” para lançar o trator 5065 Compact, com potência de 65 cv, ideal também para trabalhos em locais que exijam uma máquina estreita. Na “Tarde no Campo” os equipamentos apresentados foram o pulverizador e a trincha na entrelinha do cafezal, todos muito elogiados pelos produtores presentes.

De acordo com o engenheiro agrônomo Luis Fernando de Aguiar da Casa da Agricultura de Monte Alegre do Sul “o evento superou as expectativas, tanto de público como do conteúdo apresentado. Estiveram presentes produtores de Serra Negra, Monte Alegre do Sul e Amparo que aprenderam entre outras coisas, a diferenciar importantes doenças que estão acometendo nossos cafezais”.

Nenhum comentário: