segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Dia de Campo de Arroz reúne técnicos, pesquisadores e produtores em Guaratinguetá

A Prefeitura Municipal, a Associação Rural do Piaguí, a Embrapa e a Cati, com o apoio de outras instituições públicas e empresas privadas promoveram, no dia 10 de dezembro de 2009, um Dia de Campo sobre Arroz, na Colônia do Piaguí, em Guaratinguetá. Na oportunidade compareceram mais de 100 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do arroz.

Durante o evento, os arrozeiros e técnicos do setor tiveram a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das vitrines tecnológicas, que compõem a cadeia da rizicultura, direcionadas para divulgar as inovações em tecnologia do setor. É o primeiro encontro, antes da cerimônia que marcará oficialmente o início da Colheita do Arroz no Vale do Paraíba, com a finalidade de divulgar a importância do produto regional e valorizar o consumo dentro da própria região.

Os organizadores receberão, de 4 a 6 de fevereiro de 2010, caravanas de outros municípios, com o apoio da Federação de Agricultura do Estado de São Paulo e Secretaria de Estadual de Agricultura e Abastecimento. Além da presença de empresas, representantes de entidades ligadas ao setor, agricultores, técnicos, pesquisadores, estudantes, o evento receberá autoridades locais, regionais e estaduais, inclusive deve contar com a presença do Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, João Sampaio e do governador José Serra.

Pesquisadores da Embrapa e técnicos do Núcleo de Produção de Sementes da CATI em Taubaté, divulgaram no dia de campo os materiais com potencial de adaptação que são utilizados pelos rizicultores do Vale do Paraíba. Foram avaliados até agora 10 materiais entre linhagens e cultivares, que resultaram na recomendação do BRS Biguá, BRS Ourominas, BRS Fronteira e mais recentemente a BRS Tropical. As três últimas estão em multiplicação em Campos de Produção de Sementes da Cati nesta safra. “É muito grande a expectativa quanto ao BRS Fronteira, material precoce e produtivo, além da excelente qualidade industrial e culinária, para a safra 2010/2011. A cultivar BRS Ourominas já ocupa 10% da área total plantada no Vale do Paraíba. A disponibilização de novas cultivares, a aquisição de sementes com a garantia de comercialização é um alento aos produtores”, informou o engenheiro agrônomo Glênio de Campos, da Cati Sementes de Taubaté.

O diretor do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes da CATI, Armando Portas, na oportunidade, representando o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, divulgou o “Programa Arroz Paulista com Qualidade”, recentemente lançado, visando minimizar os impactos da concorrência com o grande volume produzido no Sul do país. No programa, que já teve a adesão da Empresa Broto Legal, o produtor recebe as sementes e paga na colheita e em espécie (arroz em casca) na relação, 2 quilos de arroz em casca para cada quilo de sementes adquiridas.

A cultura do arroz irrigado no Vale do Paraíba envolve cerca de 1500 famílias em toda a cadeia produtiva. A produção regional chega próxima de oitocentas mil sacas de arroz (60 kg em casca). É uma vocação natural das várzeas da região, sendo a principal atividade agrícola que ocupa 12.000 hectares, com produção média de 6.000 kg/ha. Abrange desde São José dos Campos até Cruzeiro e concentra-se nos municípios de Guaratinguetá, Pindamonhangaba, Taubaté e Tremembé. Toda a produção é comercializada na região, que possui uma Associação Rural do Piaguí que congrega a maioria dos produtores da região e trabalha em parceria com a Associação Rural de Canas, outro município rizicultor.

Nenhum comentário: