segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Controle de zoonoses: inscrição para a castração em Avaré recomeça em janeiro

Após mais um ano do Projeto de Controle de Zoonoses e Populacional de Cães e Gatos de rua e os pertencentes às pessoas carentes, o Posto de Atendimento Veterinário instalado na Casa da Agricultura de Avaré, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 1.812 castrações realizadas neste ano pela veterinária Adriana Borin, responsável do projeto, número este muito acima das 1.400 castrações realizadas em 2008.

O projeto é realizado por meio de convênio assinado entre a Prefeitura de Avaré através da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) através da CATI Regional Avaré.

Adriana Borin informa que a partir do dia 4 de janeiro de 2010 terá início o cadastramento para a castração de cães e gatos pertencentes a pessoas carentes e a castração dos animais abandonados nas ruas da cidade. Todos os proprietários que se enquadrem dentro do perfil de atendimento devem comparecer no Posto de Atendimento Veterinário para preencher a ficha de inscrição, comprovar baixa renda e aguardar a chamada. “Não é preciso trazer os animais no dia do cadastramento”, explica Adriana Borin.

Vale reforçar que o projeto é destinado a pessoas e famílias carentes, comprovadamente de baixa renda e o período de inscrições será por tempo limitado, devido à grande demanda pelo serviço. A veterinária explica que as inscrições não poderão ser feitas por telefone e nem em nome de terceiros, devendo o dono do animal comparecer pessoalmente para o serviço de triagem.

Para Olivério Alves Borges, morador da Vila Martins, o atendimento gratuito é uma das grandes vantagens do projeto e ajuda a camada mais pobre da população avareense. “É um projeto de grande alcance social e que ajuda a diminuir o número de animais soltos nas ruas preservando a saúde do povo”, alegou.

O projeto conta com apoio logístico da Prefeitura de Avaré através da SMAA e do Secretário Pedro Lucchesi, que providencia todo o medicamento necessário ao desenvolvimento do Projeto em parceria com a Casa da Agricultura de Avaré e com apoio da CATI Regional Avaré.

É importante ressaltar que o objetivo do projeto é o controle de zoonoses, com prevenção da saúde pública. Por outro lado, a castração de cães e gatos ajuda a diminuir a quantidade de animais abandonados nas ruas de Avaré e reduz a disseminação de zoonoses, ou seja, doenças que passam dos animais aos seres humanos. “Além disso, a castração aumenta o tempo de vida destes animais e evita gravidez indesejadas”, salienta a médica veterinária, lembrando que o projeto tem servido de modelo para outras cidades da região que desejam implantar sistema semelhante.

SERVIÇO:
Posto de Atendimento Veterinário - Casa da Agricultura de Avaré
Rua Santa Catarina, 1.901 – Centro
Telefone: 14_3731-1909
Horário de atendimento: das 7h00 às 11h00 e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira

3 comentários:

Unknown disse...

seria possível trazer este serviço de controle de zoonoses para a cati-dracena? sou médico veterinário formado pela uel e atualmente resido em dracena

Unknown disse...

sou médico veterinário entendo um pouco mais de zoonoses, tenho inglês razoável, seria possível trazer este serviço p/ a cati regional de dracena.

grato

Fernando Franco Amorim disse...

Caro Rodrigo

O Projeto de Controle de Zoonoses de Avaré é fruto de uma parceria da Prefeitura com a CATI Regional Avaré.
Para um projeto semelhante em Dracena, tanto a Prefeitura de Dracena quanto a CATI Regional Dracena devem manifestar interesse em desenvolver este tipo de serviço, já que não se trata de um programa de governo, mas sim uma iniciativa local.
Cordialmente,

Fernando Franco
Gestor de Agronegócio
Casa da Agricultura de Avaré
http://avarecati.blogspot.com
e-mail: ca.avare@cati.sp.gov.br