quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Integração de entidades fortalece Projeto CATI Leite em Cunha

O Município de Cunha sediou no final de novembro, o Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira, numa parceria entre CATI (Regional Guaratinguetá e Casa da Agricultura), Prefeitura Municipal, Cooperativa de Laticínios de Guaratinguetá, Sindicato Rural e Associação Agropecuária.

O evento divulgou os bons resultados obtidos no Sítio Palmeiras, propriedade do Sr. José Derci dos Reis, que participa do projeto CATI Leite desde janeiro de 2007, orientado pelo Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Casa da Agricultura. O dia de campo serviu também para difundir os programas e ações das entidades parceiras que trabalham pelo desenvolvimento da atividade leiteira e do cooperativismo.

O Sítio Palmeiras é um exemplo da contribuição do Projeto CATI Leite para a evolução técnica, econômica e gerencial, situação essa que foi conferida pelos produtores do município e da região durante o evento. O proprietário Sr. Fiinho, como é conhecido nas redondezas, resumiu com poucas palavras, os bons resultados da sua propriedade: “em apenas dois anos, entre 2007 e 2009, a produção máxima chegava a 77 litros, hoje a produção alcança 205 litros diários”.

O filho do Sr. José Derci, Alessandro, é um dos mais entusiasmados com o projeto. Ele, cheio de orgulho, se diz satisfeito por ter descoberto o caminho do desenvolvimento, dispensando até a oportunidade de emprego em cidade da região. Agora faz planos para evoluir mais na produção de leite na propriedade da família.

O Crédito Rural PRONAF foi outra ferramenta utilizada pelo Sr. Derci. Quando os técnicos avaliaram que a propriedade do Sr. José Derci estava preparada para novos investimentos, a Casa da Agricultura orientou o acesso ao crédito rural para aquisição de matrizes e tanque de expansão maior, capaz de garantir o armazenamento de maior produção.

Além do Sr. José Derci, há outros exemplos de crédito no município. O pecuarista, Jorge de Siqueira Brás, também encontrou no PRONAF alternativa para incrementar a sua produção de leite. Participante do projeto CATI Leite, desde 2005, o Sr. Jorge, já tinha na propriedade de 2,0 ha, uma estrutura de produção consolidada, com um módulo de pastejo em tifton de 0,4 ha e 0,4 ha de cana de alto potencial de produção. Todavia, a produção de leite permanecia estável, pois o produtor não dispunha de recursos próprios para aquisição de matrizes. A opção pelo crédito, no entanto, só foi tomada após a confiança na capacidade de pagamento do investimento, obtida a partir de muita conversa e contas feitas juntamente com o técnico responsável pela propriedade, o médico veterinário Tiago de Moreira Nunes, que decidiram juntos, pela compra de matrizes, reforma de instalações e aquisição de bomba de irrigação. O resultado foi o aumento da produção diária de leite de 50 litros, mantido nos últimos 3 anos, para 120 litros em outubro desse ano, permitindo que, o proprietário se dedicasse exclusivamente à sua propriedade, deixando de prestar serviços a terceiros.

Cunha apóia o desenvolvimento da pecuária leiteira

O município de Cunha, no alto Vale do Paraíba, tem a maior extensão territorial entre os municípios de abrangência da regional de Guaratinguetá. Além disso, nos aspectos social e econômico do município, as atividades agropecuárias, especialmente a produção de leite, têm importância fundamental. A Prefeitura Municipal, consciente da importância dessa atividade, apóia a implementação do Projeto CATI Leite em propriedades rurais predominantemente familiares, através de um trabalho já consolidado entre a Secretaria Municipal de Agricultura, a CATI Regional de Guaratinguetá e Casa da Agricultura, com o objetivo de melhoria dos índices econômicos da atividade, bem como, da qualidade de vida desses produtores e de suas famílias.

Segundo o Prefeito Municipal Osmar Felipe Jr., presente no Dia de Campo, “ações de parceria como essas, fortalecem o desenvolvimento do setor no município, ampliando a abrangência dos resultados obtidos para uma maior parcela da população, democratizando o acesso à informação e assistência técnica, e conseqüentemente, ao melhor desempenho técnico e econômico na produção de leite”.

Nenhum comentário: