quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Dia de Campo sobre introdução de vitivinicultura reúne 150 pessoas

Informar sobre a implantação de vinhedos para produção de vinhos e oferecer uma opção economicamente viável para os pequenos e médios agricultores foram os principais objetivos do Dia de Campo, que aconteceu no último dia 15/12, em São João da Boa Vista e que reuniu 150 pessoas entre técnicos, produtores e outros interessados nessa cadeia produtiva.

Leia mais...

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Leite é tema de encontro técnico

Realizado recentemente na sede da CATI, em Campinas, o II Encontro Técnico da Cadeia Produtiva do Leite abordou os temas mastite e qualidade do leite, importância das vacinações para o risco sanitário zero, leucose linfóide, adequação ambiental, manejo reprodutivo do gado leiteiro, manejo da pastagem e do canavial, a agricultura sob o ponto de vista europeu e conforto e bem estar animal.

Leia mais...

Integração de entidades fortalece Projeto CATI Leite em Cunha

O Município de Cunha sediou no final de novembro, o Dia de Campo sobre Pecuária Leiteira, numa parceria entre CATI (Regional Guaratinguetá e Casa da Agricultura), Prefeitura Municipal, Cooperativa de Laticínios de Guaratinguetá, Sindicato Rural e Associação Agropecuária.

O evento divulgou os bons resultados obtidos no Sítio Palmeiras, propriedade do Sr. José Derci dos Reis, que participa do projeto CATI Leite desde janeiro de 2007, orientado pelo Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e Casa da Agricultura. O dia de campo serviu também para difundir os programas e ações das entidades parceiras que trabalham pelo desenvolvimento da atividade leiteira e do cooperativismo.

Leia mais...

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

CATI entrega equipamentos para Associação dos Produtores Rurais de Buritama

A Associação dos Produtores Rurais de Buritama (ABPR) recebeu nessa semana kit de informática e equipamentos de escritório doado pela CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral). Participaram da entrega o prefeito Izair dos Santos Teixeira, coordenador da CATI José Luiz Fontes, diretor da CATI Regional de General Galgado Sidnei Ezídio Martins, equipe das casas da agricultura local e regional, produtores rurais/associados local e regional, presidente do CMDR Paulo Antônio Duarte, gerente do Banco do Brasil Jeferson Ilo Bissol de Souza, gerente da Caixa Econômica Estadual Valdomiro Franc Filho, entre outros.

Segundo a engenheira agrônoma Mirele Vinhas Voltolini, o objetivo é formalizar a entrega desses equipamentos e móveis de escritório e mostrar credibilidade da nova fase da associação buritamense de produtores rurais, priorizando transparência, seriedade e participação. “Eles (equipamentos) serão imprescindíveis de muita utilidade na melhoria do desenvolvimento de uma gestão administrativa, contábil e financeira, além de apoiar e promover a autonomia e fortalecimento da associação”, afirma.

Leia mais...

Oficina réune ténicos e produtores para o planejamento do setor rural

A CATI Regional de Pindamonhangaba realizou no dia 15 de dezembro, a I Oficina de Planejamento Participativo - “Construindo o Desenvolvimento Rural Sustentável dos Municípios”, com o objetivo de definir diretrizes regionais, envolvendo técnicos, produtores rurais organizados e representantes dos conselhos municipais, das regiões da Serra do Mar, Mantiqueira e das margens da Rodovia Presidente Dutra.

Foi um dia de discussão e atividades interativas, quando o processo participativo gerou da Regional e demais organizações e instituições parceiras, o comprometimento com a promoção de outros encontros setoriais, envolvendo diferentes atores, através de reuniões técnicas e outras formas de debate, agendadas para acontecer durante a elaboração do plano regional, que deverá adicionar subsídios para a implantação das atividades propostas.

Leia mais...

CRDR de Dracena tem nova diretoria

No último dia 14 de dezembro, o Conselho Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) de Dracena reuniu-se para participar de um treinamento sobre “Planejamento e Elaboração de Planos Regionais de Desenvolvimento Rural Sustentável” e eleição da nova diretoria.

Leia mais...

CATI Regional Limeira realiza oficina de planejamento e elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável

O Conselho Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável e a CATI Regional de Limeira se reuniram, nos últimos dias 14 e 15 de dezembro, na Universidade Livre do Meio Ambiente (UMASQ) em Leme para uma oficina que contou com a presença de 32 conselheiros e técnicos.

Na ocasião, o diretor da Regional, Carlos Tessari Habermann, fez a abertura do evento e falou sobre a importância do Conselho em articular e regular políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. “Criar melhores condições para os agricultores é uma meta a ser cumprida pelo Conselho. Para isso, utilizaremos o Plano Regional, para realizar ações e atingir o desenvolvimento rural sustentável”, afirmou o diretor.

Leia mais...

Monitores do CATI Leite participam de encontro com integrantes do projeto Balde Cheio

A Embrapa Pecuária Sudeste, localizada em São Carlos realizou, nos dias 11 e 12 de dezembro, o I Encontro de Coordenadores e Instrutores do Projeto Balde Cheio. Monitores do CATI Leite, que desenvolvem ações nas pequenas e médias propriedades paulistas participaram do evento. O objetivo foi promover uma integração entre os participantes do projeto de todo o país, através de relatos das experiências obtidas com o trabalho realizado em cada um dos estados da federação. Além disso, aconteceu uma visita a uma produção orgânica de leite, na Fazenda Sula, no município de Serra Negra.

Leia mais...

Controle de zoonoses: inscrição para a castração em Avaré recomeça em janeiro

Após mais um ano do Projeto de Controle de Zoonoses e Populacional de Cães e Gatos de rua e os pertencentes às pessoas carentes, o Posto de Atendimento Veterinário instalado na Casa da Agricultura de Avaré, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado de São Paulo, atingiu a marca de 1.812 castrações realizadas neste ano pela veterinária Adriana Borin, responsável do projeto, número este muito acima das 1.400 castrações realizadas em 2008.

O projeto é realizado por meio de convênio assinado entre a Prefeitura de Avaré através da Secretaria Municipal da Agricultura (SMAA) e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) através da CATI Regional Avaré.

Leia mais...

CATI Regional Ribeirão Preto realiza curso sobre uso correto de agrotóxicos

Pensando na saúde do trabalhador rural, a CATI Regional Ribeirão Preto deu inicio à programação de cursos sobre o uso correto de agrotóxicos, equipamentos de proteção e descarte de embalagens, dentro do Programa Risco Sanitário Zero da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.

Leia mais...

Boas práticas agrícolas na viticultura de São Miguel Arcanjo (SP)

A Casa da Agricultura de São Miguel Arcanjo, em parceria com o Centro de Qualidade de Hortaliças e Frutas do Ceagesp de São Paulo e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu, no último dia 10 de dezembro, palestras sobre "Boas Práticas Agrícolas na Colheita e Comercialização da Uva Niagara", "A Importância da Emissão da Nota Fiscal pelo Produtor Rural" e "CFO - Controle Fitossanitário de Origem".

Leia mais...

Conselho recebe apoio da CATI para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável


Após várias reuniões dos Conselhos Municipais da região, os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (PMDRS) estão em fases finais de elaboração. Agora chegou a vez do Conselho Regional elaborar o Plano Regional de Desenvolvimento Sustentável (PRDR).

Com esse propósito, a CATI Regional de Andradina promoveu nos dias 09 e 10 dezembro na Associação Comercial e Industrial de Mirandópolis, uma Oficina de Trabalho, objetivando a mobilização do Conselho Regional para priorização das Cadeias Produtivas e estabelecer estratégias de ações para elaboração do Plano Regional de Desenvolvimento Rural Sustentável com metas previstas para 4 anos (2010 /2013). Este Plano deverá contemplar as cadeias produtivas mais importantes, presentes na maioria dos municípios da região, que contribuem para o desenvolvimento rural de forma sustentável.

Leia mais...

Evento discute plantas medicinais e aromáticas

O estímulo ao uso da técnica de adubação verde foi um dos objetivos do II Encontro dos Produtores do Projeto “Fomento ao cultivo orgânico de plantas medicinais e aromáticas do Vale do Paraíba”, que aconteceu no final de novembro em Pindamonhangaba.

O evento foi uma promoção do Pólo Regional da Apta do Vale do Paraíba, da Surya Brasil ,Fundag e apoio da CATI Regional de Pindamonhangaba e oficializou a parceria da empresa Surya e a Fundag.

Leia mais...

Agricultura orgânica reúne agricultores em Pindamonhangaba

Pindamonhangaba sediou, na última semana de novembro, o Encontro Regional de Agricultores Orgãnicos, organizado pela CATI em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar, o Sindicato Rural e a Prefeitura Municipal.

O evento reuniu produtores e técnicos do setor para discutir produtividade, novas tecnologias, mercado e, ainda, promover um intercâmbio entre produtores e o poder público, para implementação da agricultura orgânica na região.

Leia mais...

Encontro de mulheres do Vale do Paraíba discute as questões do campo

O VI Encontro Regional de Mulheres do Vale do Paraíba – Capacitando para a Sustentabilidade do Meio Rural, realizado em novembro, no município de Redenção da Serra, Vale do Paraíba, reforçou o compromisso da CATI com a questão de gênero. “As mulheres são uma parte essencial para o desenvolvimento rural sustentável, pois elas têm papel fundamental na agricultura familiar, contribuindo com o trabalho nas propriedades”, explicou o engenheiro agrònomo Paulo Queiroz, diretor da CATI Regional de Pindamonhangaba.

Leia mais...

Dia de Campo de Arroz reúne técnicos, pesquisadores e produtores em Guaratinguetá

A Prefeitura Municipal, a Associação Rural do Piaguí, a Embrapa e a Cati, com o apoio de outras instituições públicas e empresas privadas promoveram, no dia 10 de dezembro de 2009, um Dia de Campo sobre Arroz, na Colônia do Piaguí, em Guaratinguetá. Na oportunidade compareceram mais de 100 pessoas envolvidas na cadeia produtiva do arroz.

Durante o evento, os arrozeiros e técnicos do setor tiveram a oportunidade de acompanhar o desenvolvimento das vitrines tecnológicas, que compõem a cadeia da rizicultura, direcionadas para divulgar as inovações em tecnologia do setor. É o primeiro encontro, antes da cerimônia que marcará oficialmente o início da Colheita do Arroz no Vale do Paraíba, com a finalidade de divulgar a importância do produto regional e valorizar o consumo dentro da própria região.

Leia mais...

CATI promove "Tarde no Campo" em Serra Negra

As Casas da Agricultura de Serra Negra e Monte Alegre do Sul promoveram no dia 04 de dezembro uma “Tarde no Campo”, que contou com mais de 80 participantes, evento realizado na propriedade do Sr. Décio Anghinoni, Sítio São Carlos, Bairro do Barrocão no município de Serra Negra.

A programação abordou o diagnóstico de doenças na lavoura do café, crédito rural (Pronaf) e a apresentação de máquinas e equipamentos.

Leia mais...

CATI promove curso de panificação em assentamento rural de Castilho

Aconteceu, nos dias 01 e 02 de dezembro, um Curso de Panificação no Assentamento Nova Canaã (Bairro Cafeeira), município de Castilho, com a participação do grupo de mulheres do assentamento, organizado pela CATI Regional de Andradina com o apoio do INCRA.

Leia mais...

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Cati recebe autorização para negociar programa com Banco Mundial

A CATI - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral recebeu, recentemente, o comunicado de que a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, aprovou a autorização para as negociações, entre o Estado de São Paulo e Banco Mundial, de financiamentos para o Programa Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Microbacias II – acesso ao mercado.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a CATI já estão em contato com a SEAIN - Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento, órgão responsável pelo agendamento e realização das negociações, para marcar uma data o mais breve possível.

Leia mais...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Dia de Campo demonstra opção de renda para produtor rural

A região de São João da Boa Vista tem algumas vinícolas, mas a maior parte da uva utilizada para a produção de vinhos é proveniente do Rio Grande do Sul. Oferecer uma opção economicamente viável para os produtores é o objetivo do Dia de Campo sobre Implantação de Vinhedo.

O evento acontece amanhã, dia 15/12, à partir das 8:30 na Fazenda Emboaba - Estrada Pedra do Balão. É uma realização da CATI – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, através do Núcleo de Produção de Mudas de São Bento do Sapucaí e da CATI – Regional São João da Boa Vista.

No Dia de Campo serão abordados os seguintes temas: importância da qualidade da muda, implantação do vinhedo, produção e consumo de vinho em São Paulo e potencialidades da fruticultura na região. Haverá também depoimento de produtores e uma conversa informal entre técnicos, produtores e empresas.

Coordenador da CATI se reúne com funcionários:

Na oportunidade, estará presente o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, que após participar do Dia de Campo vai se reunir com dirigente e funcionários da CATI – Regional de São João da Boa Vista. Fontes assumiu a coordenação da instituição em 1º de setembro e desde então vem se reunindo com os dirigentes, técnicos e funcionários do órgão.

Na oportunidade, além de conhecer a realidade de cada regional, Fontes aborda as prioridades de sua gestão e fala sobre a necessidade do planejamento das atividades, projetos, programas e ações a serem realizadas para viabilizar a sustentabilidade do agronegócio paulista.

A CATI em sede no município de Campinas e gerencia 40 regionais e cerca de 600 Casas da Agricultura. A Regional de São João da Boa Vista é responsável por 16 municípios. Essa reunião já aconteceu em 27 regionais da instituição.

Fontes destaca que “é preciso garantir renda para os pequenos e médios produtores e as Regionais da CATI tem que ter criatividade para estabelecer parcerias que possibilitem a criação de projetos e ações que realmente atendam as necessidades dos agricultores. Além disso, os extensionistas das Casas da Agricultura devem ser na ponte, para que as políticas públicas disponíveis cheguem a quem precisa”.

A reunião em São João da Boa Vista na UNIFAE, situada na Avenida Rodrigues Alves em São João da Boa Vista.

Informações adicionais poderão ser obtidas pelo telefone (19) 3623-3723.

Associação de Produtores Rurais de Arco-Íris recebe Kit de Informática

Foi entregue, no último dia sete de dezembro, na CATI Regional de Tupã, um kit de informática para a Associação de Produtores Rurais de Arco-Íris (ASPRAI).

A entrega deste Kit foi proporcionada através de assinatura de convênio de permissão de uso dentro do Projeto de Fortalecimento Institucional do Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas realizado pelo Engº Agrº Dalirio Marcelino do Prado Junior, técnico executor da Casa da Agricultura de Arco-Íris.

Leia mais...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Frutas vermelhas renascem como opção para regiões de clima temperado



Os pequenos frutos vermelhos como amora, mirtilo e framboesa, mas também outras frutas de clima temperado e uva para vitivinicultura renascem como alternativa rentável na região do Vale do Paraíba e Sul de Minas Gerais. Uma das vantagens desse tipo de cultivo é o alto valor agregado, já que as frutas além do consumo “in natura” podem ser utilizadas na confecção de geléias e doces. Outro benefício é a possibilidade de utilização de pequenas áreas, sendo portanto indicado aos pequenos agricultores.

As frutas de clima temperado foram implantadas no Brasil por Dom Pedro II, com recursos do império. Na época abasteciam o Vale do Paraíba e o Sul de Minas Gerais. Mas, a dificuldade de transporte, principalmente do vinho, era muito grande, pois chegava a demorar até três meses para transpor as serras da região. Foi nessa época que surgiram as ferrovias, mas com a Proclamação da República e a ida de Dom Pedro para Paris essa atividade deixou de existir.

Leia mais...

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Produtores e técnicos participam de evento sobre pecuária leiteira

No último dia 27 de novembro, vários produtores e técnicos da Casa da Agricultura de Nova Independência e de outros municípios reuniram-se na propriedade modelo do local, para conhecer mais sobre a cadeia do leite na região e o Projeto CATI Leite. O evento foi uma realização da CATI Regional Andradina, através da Casa de Agricultura, e da Prefeitura Municipal.

Leia mais...

CATI Regional Botucatu participa de reunião de planejamento do patrulhamento rural no município

Aconteceu no último dia 2 de dezembro, na sede do Escritório de Desenvolvimento Rural de Botucatu, uma reunião envolvendo o Comando da Polícia Militar no município, representantes da Prefeitura Municipal (Sub-Secretaria de Agricultura e Secretaria de Planejamento), representantes da Guarda Civil municipal, representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e técnicos da CATI Regional Botucatu.

Esta reunião teve como objetivo discutir como o patrulhamento rural no município pode ser aperfeiçoado, e o que cada instituição pode fazer para ajudar no cumprimento desse objetivo.

Leia mais...

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Tecnologia da informação ao homem do campo

O que a tecnologia da informação pode agregar ao agronegócio paulista? Quais sãos os novos desafios do agronegócio paulista e dos produtores rurais que buscam novos nichos mercado? Para responder a essas e outras perguntas o coordenador da CATI, José Luiz Fontes, se reuniu com Antonio Rangel, diretor da CATI Regional Avaré e Wagner Pires, consultor em tecnologia da informação da TI Brazil, debatendo o assunto e uma possível parceria neste setor.

Leia mais...