sexta-feira, 19 de março de 2010

Buritama: CA implanta projeto para heveicultores

A Casa da Agricultura (C.A.) de Buritama, reuniu, no dia 18 de março, heveicultores do município para apresentar o “Projeto de Desenvolvimento Tecnológico da Seringueira”. Ele será viabilizado através de uma parceria entre a CATI, Prefeitura Municipal e produtores de seringueira com o objetivo de fortalecer a cadeia, melhorar a eficiência de produção e sangria, através de um gerenciamento adequado com alternativas para redução de custos e aumento dos lucros.

Na ocasião, formou-se um grupo, inicialmente com 13 produtores, que receberão visitas técnicas mensais de um profissional da casa da agricultura e capacitações conforme suas necessidades.

Segundo a engenheira agrônoma Mirele Voltolini, da Casa da Agricultura de Buritama, a primeira ação, que acontecerá no início de abril, será visitas aos seringais dos envolvidos a fim de se realizar o diagnóstico e levantar a realidade de cada um deles e a partir daí propor alternativas para solucionar os problemas existentes. "Eles irão se reunir uma vez por mês com o profissional da Casa da Agricultura após as visitas técnicas realizadas, para buscarem juntos as melhores soluções".

Para Miguel Nogueira, heveicutor e também sangrador, esse proposta da Casa da Agricultura ajudará muito no aumento da produtividade e também no melhor relacionamento entre os produtores rurais.

Segundo o produtor rural José Elias dos Santos, essa iniciativa é importante para os pequenos produtores, que têm uma pequena área e precisam otimizá-la com diversidades. "A seringueira vem somar, principalmente ao leite, só que temos que caprichar no sistema de produção para que ela seja melhor aproveitada, proporcionando melhor renda".

Adalberto José dos Santos, também heveicultor, diz que não tem experiência com seringueira e já possui uma assistência técnica, mas que fará parte do grupo pois a Casa da Agricultura é neutra no processo, sem interesse comercial, e realmente está com intenção e vontade de ajudar aos produtores. “Tenho certeza que é um excelente projeto e aprenderemos muito com ele”.

Outro produtor que discursou foi Pedro Carlos dos Santos, dizendo que a formação dessa rede é muito importante. “Poderemos mostrar a realidade de nossos seringais e conhecer a de nossos vizinhos, já que muitas vezes não prestamos a atenção e seria uma alternativa para a resolução de nossos problemas”. Ele ainda defendeu e parabenizou a iniciativa da CATI.

Os demais produtores se pronunciaram a favor e saíram esperançosos, confiantes e satisfeitos com o valor que a CATI, através da Casa da Agricultura de Buritama, está lhes dando.

Nenhum comentário: