segunda-feira, 8 de março de 2010

CATI se reúne com assentados em Avaré

Representantes da Casa da Agricultura de Avaré estiveram no bairro rural Jacutinga, a convite dos agricultores integrantes da Associação dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Avaré – UNIAGRO, do Assentamento Santa Adelaide, para falar sobre organização rural e a possibilidade de desenvolvimento de projetos que melhorem a qualidade de vida e renda dos assentados.

Segundo o engenheiro agrônomo Rui Ferreira, responsável pela Casa da Agricultura, a CATI Regional Avaré, como órgão de assistência técnica e extensão rural, tem de apoiar as iniciativas de formação e capacitação de produtores rurais em associativismo e ou cooperativismo visando o trabalho coletivo e a melhoria da condição de renda e produtividade dos agricultores.

Durante a reunião, Fernando Franco, gestor de agronegócio, abordou aspectos técnicos do sistema de organização rural e incentivou os agricultores a se conscientizarem da importância do associativismo como poderosa ferramenta de mudança da realidade, facilitando o alcance de metas e objetivos definidos com ampla discussão dos agricultores, favorecendo a forma participativa de ações.

Franco deu exemplos de assentamentos produtivos no Estado e São Paulo e de associações focadas no bem estar dos agricultores e suas famílias, bem como na produtividade de suas lavouras e criações. “O associativismo tem por finalidade, entre outras coisas, organizar as ações coletivas de produção, comercialização, compra, venda, acesso ao crédito e estimular a melhoria profissional e técnica dos agricultores, a vivência da cidadania e o desenvolvimento da cooperação e solidariedade. O trabalho associativo propicia ainda o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos pequenos produtores rurais, agricultores familiares ou assentados da reforma agrária”, explicou.

Nenhum comentário: