sexta-feira, 12 de março de 2010

Turismo Rural é alternativa para agricultura familiar mas enfrenta algumas dificuldades em Holambra

Há cerca de quatro anos, um grupo informal de produtores rurais do município de Holambra se organizou e montou o Projeto Roteiro Rural. Dos oitenta e cinco estabelecimentos rurais da cidade, treze entraram no projeto, mas hoje, só seis insistem em continuar recebendo visitantes: a Flora Diamante, Crisântemo Pedra Grande, Rancho da Cachaça, Osvaldo Sia Turismo Rural Camping e Pesca, Sítio Estrela do Leste “Arurá” e Em Busca do Galope.

Segundo José Benedito Dainezi, da Flora Diamante, que todos chamam de Zé Dito, Holambra é estância turística há mais de dez anos e é conhecida por causa da Expoflora. Ele destaca que desde que entrou no grupo do Roteiro Rural, recebe em sua propriedade desde crianças até profissionais e estudantes, que buscam informações sobre o cultivo de flores. Zé Dito explica que sente necessidade de melhorar o espaço para atendimento aos visitantes, mas alega não ter recursos próprios para isso. “Toda vez que pensamos em utilizar programas estaduais ou federais, esbarramos na burocracia e nas garantias que nos solicitam e que não temos. É por esse motivo que estamos solicitando o apoio da CATI, que em todas as suas ações apoia o pequeno agricultor”.

Já José Roberto e Kátia Marchesini, do Rancho da Cachaça, fizeram alguns investimentos iniciais de infraestrutura para receber os visitantes. Mas não entendem porque os empreendimentos do Projeto não estão atendendo suas expectativa. “Uns falam que falta sinalização, que as estradas estão ruins e outros dizem que a divulgação não está dando o resultado almejado. Não sabemos o que precisamos fazer para seguir em frente”.

O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, se reuniu com os representantes do projeto Roteiro Rural e da Prefeitura Municipal para tentar, em conjunto com os produtores, descobrir o que fazer para minimizar esses problemas. Fontes explica que a instituição está introduzindo agora o turismo rural como um projeto. “Para tentar resolver os anseios precisamos levantar a viabilidade desses projetos. Turismo é uma das atividades que mais cresce no mundo e é um grande potencial para o agricultor, pois agrega valor a propriedade, desenvolve o município, gera renda e empregos, além de envolver toda a comunidade no mesmo objetivo e promover a sustentabilidade”.

O coordenador da CATI se comprometeu, inicialmente, a ver os fatores limitantes em relação aos financiamentos disponibilizados pelo FEAP, que segundo os produtores rurais são a garantia solicitada e a necessidade de alterar a carência. Um outro pedido feito, foi a criação de um Fundo, através do retorno do ICMS pago pelos produtores, ao qual Fontes vai ver o que pode ser feito e de que forma, através da Câmara Setorial.

O Projeto Roteiro Rural de Holambra é um trabalho conjunto entre a Prefeitura Municipal, Associação Comercial, SEBRAE e propriedades rurais. As atividades desenvolvidas envolvem a produção de flores e outros produtos da área rural e a cultura holandesa.

Nenhum comentário: