terça-feira, 9 de março de 2010

Presidentes de CMDRs do Pontal do Paranapanema se reúnem em Presidente Venceslau

Aconteceu dia 5 de março, na Sala de Reunião da CATI – Regional de Presidente Venceslau, o III Encontro Regional de Presidentes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural do Pontal do Paranapanema.

Na oportunidade, foram debatidos temas como Planos Municipais de Desenvolvimento Rural Sustentável (2010/2013) com seus resultados e cadeias produtivas identificadas, estratégias para elaboração do Plano Regional do Pontal do Paranapanema com avaliação e priorização das principais cadeias produtivas da agropecuária regional.

Foi consenso de todos os participantes que o gargalo da agricultura familiar é a falta de agregação de valor aos produtos e o seu baixo “poder de barganha” na comercialização. Quem coloca o valor no produto é o comprador e não o produtor.

A viabilização da pequena propriedade rural passará necessariamente por uma reorganização do setor rural através do associativismo/cooperativismo e fortalecimento dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural.

Existem muitas fontes de recursos públicos, porem o acesso a eles esbarra na falta de organização política e social dos produtores.

Segundo o diretor da CATI Regional de Presidente Venceslau, médico veterinário Clóvis Antonio de Alencar, o grande papel da CATI é promover o desenvolvimento rural sustentável por meio de programas e ações participativas, com envolvimento da comunidade, entidades parceiras e todos os segmentos dos negócios agrícolas. "Tudo com o objetivo de tornar o produtor rural, um empreendedor inserido no mundo globalizado de maneira competitiva e forte".

Para tanto, a Regional priorizará, em 2010, as ações técnicas nas cadeias produtivas elencadas pelos Planos Municipais, principalmente através do Microbacias II, parcerias com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e Prefeituras Municipais, procurando, cada vez mais, capacitar os produtores rurais na gestão de sua propriedade rural.

Nenhum comentário: