quinta-feira, 4 de março de 2010

Regionais se reúnem para discutir implantação dos contratos de gestão

Estiveram reunidos na CATI Regional Botucatu, no dia 25 de fevereiro, Assistentes e Diretores Técnicos e Administrativos das Regionais de Botucatu, Jaú e Avaré, para que o Engº Agrº João Brunelli Júnior pudesse esclarecer as dúvidas sobre os Contratos de Gestão.

Na oportunidade, João Brunelli Junior, responsável pela implantação dos contratos de gestão, enfatizou a importância de diferenciar projetos e atividades de rotina, destacando que os contratos devem ser elaborados para atender as demandas das cadeias produtivas priorizadas nos municípios, identificadas nos diagnósticos de elaboração dos PMDRS.

Os projetos deverão ter um técnico executor que ficará responsável por todas as atividades previstas, como organização, capacitação, treinamento, acompanhamento técnico, gerenciamento financeiro da produção, processamento da produção e comercialização. Um objetivo ambicioso, mas possível, que deverá ser alcançado, graças às ferramentas de gestão criadas.

Como diferencial, as Regionais da CATI passarão a gerir os recursos, repassando-o às Casas da Agricultura de acordo com o cronograma de atividades que evitará os chamados “vácuos financeiros”, não ocasionando paralisações de atividades.

Ainda durante a apresentação, foi exposta a principal ferramenta de gestão, um programa de banco de dados, que será “alimentado”, pelo responsável de cada Regional, com todas as informações (projetos, técnicos executores, indicadores, atividades, cronogramas de execução e previsão de recurso) dos Contratos de Gestão da Regional e pelos contratos de atividade de rotina e projetos das CAs da Regional. Com isso, o programa gerará um cronograma físico-financeiro dinâmico de execução das atividades, sendo possível quantificar o tempo e os recursos gastos para cumpri-las, assim como a eficiência do técnico executor responsável.

Com essa ferramenta, o diretor da Regional terá como avaliar de forma mais segura as Casas da Agricultura de forma a destinar recursos àquelas que realmente estão compromissadas na execução dos trabalhos.

Nenhum comentário: